Edital da Junta Provisional do Governo Supremo de 19 de Junho de 1808

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
[Edital da Junta Provisional do Governo Supremo de 19 de Junho de 1808]
por Junta Provisional do Governo Supremo
Edital que declara abolido o Governo de Junot e que constitui a Junta Provisional do Governo Supremo. Transcrito da obra Collecçaõ de Papeis Officiaes da Junta Provisional do Governo Supremo, e de Varias Pastoraes, e Proclamaçoens, desta Cidade do Porto, e de Outras Partes do Reino, e Ainda dos Estrangeiros, Porto, 1808.[1]

EM Nome do PRINCIPE REGENTE de Portugal: A Junta do Supremo Governo da Cidade do Porto; Faz saber a todos os Vassallos do dito SENHOR, que o Governo Francez se acha inteiramente abolido, e exterminado deste Paiz, e restituida nelle a Real Authoridade do Nosso Legitimo Soberano, a qual será exercitada plena, e independentemente pela sobredita Junta, em quanto naõ fôr restituido o Governo instituido neste Reino por SUA ALTEZA REAL. Em consequencia do que Ordena a mesma Junta, que o mesmo REAL SENHOR seja Acclamado, e as Suas Reaes Armas descobertas, e Respeitadas, como sempre foraõ, e haõ de ser; e que todas as Authoridades constituidas obrem nesta conformidade, expedindo-se todas as Ordens no Real Nome do dito SENHOR.

Porto, 19 de Junho de 1808

(ass.) BISPO, Presidente

Notas[editar]

  1. [Collecçaõ de Papeis Officiaes da Junta Provisional do Governo Supremo, e de Varias Pastoraes, e Proclamaçoens, desta Cidade do Porto, e de Outras Partes do Reino, e Ainda dos Estrangeiros, Porto, 1808]. Disponível em: <https://books.google.pt/books?id=L9FOAAAAYAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 9 jul. 2016.