Edital da Junta Provisional do Governo Supremo de 26 de Setembro de 1808

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
[Edital da Junta Provisional do Governo Supremo de 26 de Setembro de 1808]
por Junta Provisional do Governo Supremo
Edital que declara extingue a Junta Provisional do Governo Supremo, por já se encontrar restabelecida o Conselho de Regência em Lisboa. Transcrito da obra Collecçaõ de Papeis Officiaes da Junta Provisional do Governo Supremo, e de Varias Pastoraes, e Proclamaçoens, desta Cidade do Porto, e de Outras Partes do Reino, e Ainda dos Estrangeiros, Porto, 1808.[1]
EDITAL.
EM NOME DO PRINCIPE REGENTE
NOSSO SENHOR

A JUNTA PROVISIONAL DO GOVERNO SUPREMO: Faz saber, que tendo cessado o fim, e objecto da sua instituição, pela Restauraçaõ da Capital deste Reino, e restabelecimento do Conselho da Regencia, que na mesma Capital se acha já em pleno exercicio dos Poderes, que lhe foraõ conferidos pelo Decreto, e Instrucçoens de 26 de Novembro, proximo passado; determinou a dita JUNTA, por assento tomado na data deste, suspender inteiramente o exercicio das suas funçoens, e submetter-se em tudo ás Ordens do referido Conselho. E para que chegue á noticia de todos mandou affixar o presente Edital.

Porto, 26 de Setembro de 1808

(ass.) BISPO, Presidente Governador.

Notas[editar]

  1. [Collecçaõ de Papeis Officiaes da Junta Provisional do Governo Supremo, e de Varias Pastoraes, e Proclamaçoens, desta Cidade do Porto, e de Outras Partes do Reino, e Ainda dos Estrangeiros, Porto, 1808]. Disponível em: <https://books.google.pt/books?id=L9FOAAAAYAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 9 jul. 2016.