Fantina/I

Wikisource, a biblioteca livre

Era meio dia.

Uma calma intensa produzia amollecimentos voluptuosos. O vasto terreiro da fazenda era de terra massa-pé, e com o refrangimento do largo sol, que cahia dos telhados das sensalas parecia a abobada de um forno. Pombas mansas arrolavam tristemente lá por baixo do sobrado. Com grandes barulhos os cevados estiravam a barriga colossal na água que corria ao longo do chiqueiro. A quebreira tornava-se abafadiça. A fazenda estava quieta, n'um reposo pacato ; as varandas desertas. Lá pelos lados de traz ouvia-se a cantiga monota d'uma velha africana que pilava café no engenho ; e mais confusamente percebia-se o chiar d'um moroso carro de bois que subia o morro de leste. D. Luzia, estirada na cadeira que estava no canto do quarto, lia preguiçosamente o Jornal do Commercio.

Fantina, bocejando muito, ia movendo os dedos sobre a cabeça de nha nhá, dando cafunés.

D. Luzia deixou cahir mollemente o jornal sobre o regaço e mandou a mucama ver como estavam os engemmados. E começou de pensar em Frederico. A sua physionomia morena e sadia vinha-lhe á memória com os augmentos de um cosmorama. Ella ia aos poucos combinando as idéas, e afinal via tão nitidamente o objecto de seus ais, que estendia-lhe os braços promettedores. Derepente cerrava os sobr'olhos e batia com o pé no chão, dizendo :

—Hei de casar com elle, custe o que custar. Não sujeito-me ás imposições de genros e filhos.

—Faltam ainda as saias de recortado ; disse Fantina entrando.

—Pois que as preparem até logo, que amanhã irei á cidade ver a festa do Divino Espirito Santo.

Havia fogos artificiaes para a noite da festa; o sermão declamatorio de frei Ludovico ao meio dia, os cumprimentos attenciosos do compadre vigário, os encontros com Frederico,—tudo lhe parecia nadando em luz e vida.

Enviuvara-se, havia quatro annos, e dizia ter soffrido muito.Não se achava velha, apesar de ter quarenta annos, alentados como o toutiço de um conego. Ou fossem os alimentos de que usava, muito succulentos, ou o temperamento sanguíneo, ou o calor daquelles lugares ; o certo é que ella sentia no corpo rejuvenecido impetos da mocidade. Idéas sensuaes bailavam no seu cérebro ora remoçado.

Algumas das filhas casadas aborreciam-se e davam muchochos com o modo dengue da mamãe.

Que não era mais tempo de cazar-se ; elles, filhos e filhas, precisavam muito della ; — e demais não achavam geito no tal Frederico.

A tudo isto ella respondia corri palavrões d'arromba, cheios de fel.

Este material está em domínio público nos Estados Unidos e demais países que protejam os direitos autorais por cem anos (ou menos) após a morte do autor.