Fantina/XI

Wikisource, a biblioteca livre
< Fantina
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
XI
por Francisco Badaró


Acabado o jantar sahiram para a varanda, onde corria uma viração fresca e saturada dos perfumes do laranjal, que esbranquiçado por uma enorme grinalda, parecia entoar o epithalamio florestal. Na praia, em baixo, á beira do rio, alguns homens em fraldas de camisas pescavam de anzol ; e muito rubro, com uma enorme bola de metal candente, o sol tombava ensanguentando a selva do espigão, que se recortava em grandes agulhas negras. Aquellas arvores annosas, grossos jequetybás e sangue-dedragos, prejectavam pela encosta uma sombra larga e recuperadora como um perdão.

—Vou partindo, que d'aqui á casa tem uma légua ; e foi sahindo em busca das esporas.

D. Luzia disse-lhe :

—Pois não quer o compadre ficar hoje !

—Não, senhora ; preciso de despachar a tropa amanhã com um carregamento de toucinho. E virando-se para Frederico perguntou-lhe pelo cavallo.

—Não posso ir hoje, amigo e Sr. Deus ; fico para caçar pacas com o Sr. Jucá. E retirou-se assobiando com a mollesa de um poltrão.

—A comadre deve estar aborrecida commigo ?

—Não ! mas porque o compadre pergunta ?

—Ora, pois este homem fica aqui de invernada ! E encolhendo os hombros augmentou o volume dos beiços.

—Não, meu compadre, não me aborrece a estada do Sr. Frederico : dá-me até prazer.

Frederico ouvio, mas achou prudente fazer ouvido de mercador.

—Queria ainda dizer-lhe duas palavras minha comadre.

—Pois queira entrar,—disse ella conduzindo-o para dentro.

Na intonação da voz de D. Luzia havia um quer que era de amargo e ironico para o Zé de Deus.

—Vai, vai, picaro desavergonhado! rosnou Frederico.

Neste tempo Frederico começava de resolver na mente as altas idéas de realisar seus sonhos ridentes, casando-se com a viuva rica. Lembrava-se de Fantina, da Amelia e de outras mulatas da fazenda. Dias mansos e rosados enlaçavam-se cantando no horisonte de seus dias futuros como um alegre bando de tuins sobre a upula do jacatiá coberto de flores azues.

—Nhê-nhá está lhe chamando cá pr'a dentro,— disse Fantina.

Elle olhou-a, quiz chamar-, mas ella voltou rapida como o burro que espanta-se da tolha da imbaúba cahida no meio do caminho.


PD-icon.svg Este material está em domínio público nos Estados Unidos e demais países que protejam os direitos autorais por cem anos (ou menos) após a morte do autor.