João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/I

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Estes pois saõ os nomes dos filhos de Israel, que entraraõ em Egypto com Jacob: cadahum entrou com sua casa.
  2. Ruben, Simeon, Levi e Juda.
  3. Issaschar, Zebulon e Benjamin.
  4. Dan e Naphthali, Gad e Aser.
  5. Todas as almas pois, que procederaõ da coxa de Jacob, foraõ setenta almas; porem Joseph estava em Egypto.
  6. Sendo pois Joseph falecido, e todos seus irmaõs, e toda aquella geraçaõ:
  7. Os filhos de Israel fructificaraõ e multiplicaraõse, e foraõ augmentandos e fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheo delles.
  8. Despois levantouse hum povo Rey sobre o Egypto, que naõ conhecera a Joseph.
  9. O qual disse a seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel he muyto, e mais poderoso que nosoutros.
  10. Ea, sejamos sabios para com elle, paraque naõ se multiplique, e aconteça que, vindo guerra, elle tambem se ajunte com nossos inimigos, e peleje contra nós, e suba da terra.
  11. E puseraõ sobre elle Mayoraes de tributos, para os affligirem com suas cargas: Porque edificaraõ a Pharaó cidades de thesouros, Pitom e Raamses.
  12. Mas quanto mais o affligiaõ, tanto mais se multiplicava, e tanto mais crecia: de maneira que se enfadavaõ por causa dos filhos de Israel.
  13. E o Egypcios faziaõ servir os filhos de Israel com dureza.
  14. Assi que lhes fizeraõ amargar a vida com dura servidaõ em barro, e em ladrilhos, e com todo trabalho no campo; com todo seu serviço, em que os serviaõ com dureza.
  15. De mais disto fallou el Rey de Egypto ás parteiras das Hebreas, (das quaes o nome da huã era Siphra, e o nome da outra Pua).
  16. E disse: Quando fizerdes parir as Hebreas, e as virdes sobre os assentos: se for filho, matae o; mas se for filha, viva.
  17. Porem as parteiras temeraõ a Deus, e naõ fizeraõ como el Rey de Egypto lhes dissera, antes guardavaõ a os meninos em vida.
  18. Entaõ chamou el Rey de Egypto as parteiras, e disse lhes: Porque fizestes isto? que guardastes a os meninos em vida.
  19. E as parteiras disseraõ a Pharaó: Porquanto as mulheres Hebreas naõ saõ como as Egypcias: porque saõ robustas, antes que a parteira venha a ellas, ja tem parido.
  20. Portando Deus fez bem ás parteiras: e o povo se augmentou, e se corroborou muito.
  21. E aconteceo que, porquanto as parteiras temeraõ a Deus, edificou lhes casas.
  22. Entaõ mandou Pharaó a todo seu povo, dizendo: A todos filhos que nacerem, lançareis no rio, mas a todas filhas guardareis em vida.