João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/VIII

Wikisource, a biblioteca livre
< João Ferreira de Almeida (1819)‎ | Exodo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Segundo Livro de Moyses Chamado Exodo - Capitulo VIII
por João Ferreira de Almeida


  1. Despois disse JEHOVAH a Moyses: Entra a Pharaó, e dize lhe: Assi diz JEHOVAH: deixa ir meu povo, peraque me sirvaõ.
  2. E se recusares de o despedir, eis que ferirei com raãs todos teus termos.
  3. E o rio criará raãs, que subiráõ e viráõ em tua casa, e em teu dormitorio, e sobre tua cama, e’nas casas de teus servos, e sobre teu povo, e em teus fornos, e em tuas arcas de paõ.
  4. E as raãs subiráõ sobre ty, e sobre teu povo, e sobre todos teus servos.
  5. Mais disse JEHOVAH a Moyses: Dize a Aaron; estende tua maõ com tua vara sobre os correntes e sobre os rios, e sobre os tanques, e faze subir raãs sobre a terra de Egypto.
  6. E Aaron estendeo sua maõ sobre as agoas de Egypto, e subiraõ raãs, e cubriraõ a terra de Egypto.
  7. Entaõ os magos fizeraõ o mesmo com seus encantamentos; e fizeraõ subir raãs sobre a terra de Egypto.
  8. E Pharaó chamou a Moyses e Aaron, e disse: Rogae a JEHOVAH, que tire as raãs de my, e de meu povo; despois deixarei ir o povo, paraque sacrifiquem a JEHOVAH.
  9. E Moyses disse a Pharaó; tu tenhas a honra sobre my: quando orarei por ty, e por teus servos, e por teu povo, para tirar as raãs de ty, e de tuas casas, que somente fiquem no rio?
  10. E elle disse: Amanhaã, e Moyses disse; seja conforme a tua palavra, paraque saibas, que ninguem ha como JEHOVAH nosso Deus.
  11. E as raãs apartarsehaõ de ty, e de tuas casas, e de teus servos, e de teu povo: sómente ficaráõ no rio.
  12. Entaõ sahio Moyses e Aaron de Pharaó: e Moyses clamou a JEHOVAH por causa das raãs, que tinha posto sobre Pharaó.
  13. E JEHOVAH fez conforme á palavra de Moyses: e as raãs morreraõ das casas, dos pateos, e dos campos.
  14. E ajuntaraõ as em montoês, e a terra fedeo.
  15. Vendo pois Pharaó, que avia descanço, agravou seu coraçaõ, e naõ os ouvio, como JEHOVAH tinha dito.
  16. Mais disse JEHOVAH a Moyses; dize a Aaron: estende tua vara, e fere o pó da terra, paraque se torne em piolhos por toda a terra de Egypto.
  17. E fizeraõ assi: porque Aaron estendeo sua maõ com sua vara e ferio o pó da terra, e avia muitos piolhos em os homens, e no gado: todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra de Egypto.
  18. E os magos fizeraõ tambem assi com seus encantamenos, pera produzir piolhos, mas naõ puderaõ: e avia piolhos em os homens, en o gado.
  19. Entaõ disseraõ os magos a Pharaó: O dedo de Deus he este: porem o coraçaõ de Pharaó se endureceo, e naõ os ouvia, como JEHOVAH tinha dito.
  20. Disse mais JEHOVAH a Moyses: Levanta-te pela manhaã cedo, e poem te diante da face de Pharaó; eis que elle sahirá ás agoas, e dize lhe: Assi diz JEHOVAH: Deixa ir meu povo, paraque me sirva.
  21. Porque se naõ deixares ir meu povo, eis que enviarei sobre ty, e sobre teus servos, e sobre teu povo e sobre tuas casas, huã mistura de animaes: e desta mistura se encheraõ as casas dos Egypcios, e tambem a terra, em que elles estiverem.
  22. E naquelle dia eu separarei a terra de Gosen, em que meu povo habita, que nella naõ seja huã mistura de animaes, paraque saibas que eu sou JEHOVAH no meyo desta terra.
  23. E porei redençaõ entre meu povo, e entre teu povo: a manhaã será este sinal.
  24. E JEHOVAH fez assi; e veyo huã grande mistura de animaes na casa de Pharaõ, e’nas casas de seus servos, e sobre toda a terra de Egypto: a terra foi corrompida desta mistura.
  25. Entaõ chamou Pharaó a Moyses e a Aaron, e disse: Ide, e sacrificae a vosso Deus nesta terra.
  26. E Moyses disse: Naõ convem que façamos assi, porque sacrificariamos a JEHOVAH nosso Deus a abominaçaõ dos Egypcios: eis que se sacrificassemos a abominaçaõ dos Egypcios perante seus olhos, naõ elles nos apedrejariaõ?
  27. Deixa nos ir caminho de tres dias a o deserto, peraque sacrifiquemos a JEHOVAH nosso Deus, como elle nos dirá.
  28. Entaõ disse Pharaó: Deixarei ir vos, paraque sacrifiqueis a JEHOVAH vosso Deus no deserto; somente que indo naõ vades longe: orae tambem por my.
  29. E Moyses disse: eis que sayo de ty, e orarei a JEHOVAH, que esta mistura de animaes a manhaã se retire de Pharaó, de seus servos, e de seu povo: sómente que Pharaó naõ mais me engane, naõ deixando ir a este povo, para sacrificar a JEHOVAH.
  30. Entaõ sahio Moyses de Pharaó, e orou a JEHOVAH.
  31. E fez JEHOVAH conforme á palavra de Moyses, e a mistura de animaes se retirou de Pharaó, de seus servos, e de seu povo: naõ ficou hum.
  32. Mas agravou Pharaó ainda esta vez seu coraçaõ, e naõ deixou ir a o povo.