João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Entaõ fallou JEHOVAH a Moyses, dizendo:
  2. Sanctifica me todo primogenito, a abertura de toda madre entre os filhos de Israel, de homens e de animaes: porque me he.
  3. E Moyses disse a o povo: Lembrae vos deste mesmo dia, em que sahistes de Egypto, da casa da servidaõ; pois com maõ forte JEHOVAH vos tirou d’aqui: portanto naõ comereis levedado.
  4. Hoje no mes de Abib vos sahis.
  5. E acontecerá que, quando JEHOVAH te ouver metido na terra dos Cananeos, e dos Hetheos, e dos Amoreos, e dos Heveos, e dos Jebuseos, a qual jurou a teus paes, que t’a daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mes.
  6. Sete dias comerás paens azimos; e ao setimo dia averá festa a JEHOVAH.
  7. Sete dias se comeráõ paens azimos, e o levedado naõ será visto em ty, nem ainda formento será visto em todos teus termos.
  8. E naquelle mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: isto he poloque JEHOVAH me tem feito, quando eu sahi de Egypto.
  9. E te será por sinal sobre tua maõ, e por memorial entre teus olhos, paraque a ley de JEHOVAH esteja em tua boca: porquanto com maõ forte JEHOVAH te tiro de Egypto.
  10. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de anno em anno.
  11. Também acontecerá que, quando JEHOVAH te ouver metido na terra dos Cananeos, como jurou a ty e a teus paes, e quando t’a ouver dado.
  12. Farás passar a JEHOVAH tudo o que abrir a madre, e tudo o que abrir a madre do fruito dos animaes que terás: os machos seráõ de JEHOVAH.
  13. Porem tudo o que abrir a madre da asna, resgatarás com cordeiro; e se naõ o resgatares, cortalhehas a cabeça: mas todo o primogenito do homem entre teus filhos resgatarás.
  14. Se acontecer, que teu filho á manhaã te pergunte, dizendo: Que he isto? dirlhehas; JEHOVAH nos tirou com maõ forte de Egypto, da casa da servidaõ.
  15. Porque sucedeo que, endurecendose Pharaó, pera naõ deixar nos ir, JEHOVAH matou todos os primogenitos na terra de Egypto, do primogenito do homem até o primogenito dos animaes: por isso eu sacrifico a JEHOVAH os machos de tudo que abre a madre; porem a todo primogenito de meus filhos eu resgato.
  16. E será por sinal sobre tua maõ, e por frontaes entre seus olhos: porque JEHOVAH nos tirou de Egypto com maõ forte.
  17. E aconteceo que, com Pharaó deixou ir a o povo, Deus naõ os levou pelo caminho da terra dos Philisteos, que estava mais perto; porque Deus disse: Paraque por ventura o povo naõ se arrependa vendo a guerra, e se tornem a Egypto.
  18. Mas Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto do mar vermelho: e subiraõ os filhos de Israel da terra de Egypto armados.
  19. E tomou Moyses os ossos de Joseph com sigo, porquanto ajuramentado avia ajuramentado a os filhos de Israel, dizendo; visitando vos visitará Deus; fazei subir d’aqui meus ossos com vosco.
  20. Assi se partiraõ de Succoth, e assentaraõ o campo em Etham a o cabo do deserto.
  21. E JEHOVAH hia diante delles, de dia em huã coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; e de noite em huã coluna de fogo, pera os alumiar, paraque caminhassem de dia e de noite.
  22. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.