João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E fallou JEHOVAH a Moyses e a Aaron na terra de Egypto, dizendo:
  2. Este mesmo mes vos será por cabeça dos meses: este vos será o primeiro dos meses do anno.
  3. Fallae a toda congregaçaõ de Israel, dizendo; a os dez deste mes tome cadahum hum cordeiro, segundo as casas dos paes, hum cordeiro para cada casa.
  4. Mas se a casa for pequena para hum cordeiro, entaõ elle o tome a seu vezinho perto de sua casa, conforme a o numero das almas: cadahu conforme a seu comer; fareis a conta conforme a o cordeiro.
  5. O cordeiro será a vosoutros inteiro, hum macho de hum anno; o qual tomareis das ovelhas, ou das cabras.
  6. E o guardareis até o decimo quarto dia deste mes: e toda a congregaçaõ do ajuntamento de Israel o sacrificará entre as duas tardes.
  7. E tomaraõ do sangue, e o poráõ em ambas as umbreiras, e na lumieira da porta, nas casas em que o comeráõ.
  8. E’naquella noite comeráõ a carne, assada a o fogo, com paens azimos; com ervas amargosas a comeráõ.
  9. Naõ comereis della cruo, nem cozido em agoa, senaõ assado a o fogo, sua cabeça com seus pés, e com suas entranhas.
  10. E nada della deixareis até a manhaã: mas o que della ficar até a manhaã, queimareis no fogo.
  11. Assi pois o comereis; vossos lombos seraõ cingidos, vossos çapatos em vossos pés, e vosso cajado em vossa maõ; e o comereis apressadamente: esta he a Paschoa de JEHOVAH.
  12. E eu passarei pela terra de Egypto esta noite, e ferirei todo primogenito na terra de Egypto, desdos homens até os animaes; e farei juizos em todos os deuses de Egypto; Eu JEHOVAH.
  13. E aquelle sangue vos será por sinal nas casas, em que estiverdes: vendo eu o sangue, passarei por vosoutros, e naõ averá entre vos praga de mortandade, quando eu ferir a terra de Egypto.
  14. E este dia vos sera por memoria, e celebraloheis por festa a JEHOVAH: entre vossas geraçoês o celebrareis por estatuto perpetuo.
  15. Sete dias comereis paens azimos; poloque a o primeiro dia fareis cessar o formento em vossas casas: porque qualquer que comer levado desdo primeiro até o setimo dia, aquella alma será cortada de Israel.
  16. E a o primeiro dia averá sancta convocaçaõ: tambem tereis sancta convocaçaõ a o setimo dia: nenhuã obra se fará nelles; mas o que cada alma ouver de comer, isso sómente adereçareis para vosoutros.
  17. Guardae pois os paens azimos, porque naquelle mesmo dia averei tirado vossos exercitos da terra de Egypto: poloque guardareis a este dia entre vossas geraçoês por estatuto perpetuo.
  18. No primeiro mes, a os catorze dias do mes, à tarde, comereis paens azimos até os vinte e hum dias do mes a tarde.
  19. Por sete dias naõ se ache nenhum formento em vossas casas: porque qualquer que comer levado, aquella alma será cortada da congregaçaõ de Israel, assi o estrangeiro, como o natural da terra.
  20. Nenhuã cousa levada comereis: em todas vossas habitaçoês comereis paens azimos.
  21. Chamou pois Moyses a todos os Anciaõs de Israel, e disse lhes: Escolhei e tomae vos cordeiros para vossas familias, e sacrificae a Paschoa.
  22. Entaõ tomae hum manolho de Isopo, e o molhae no sangue, que estiver em huã bacia, e ponde na lumieira da porta, e em ambas as umbreiras, do sangue que estiver na bacia: porem nenhum de vosoutros saya da porta de sua casa atá a manhaã.
  23. Porque JEHOVAH passará pera ferir a os Egypcios; porem quando vir o sangue na lumieira da porta, e em ambas as umbreiras, JEHOVAH passará aquelle porta, e naõ deixará entrar a o destruidor em vossas casas, pera ferir.
  24. Por tanto guardae isto por estatuto para vos, e para vossos filhos para sempre.
  25. E acontecerá que, quando entrardes na terra, que JEHOVAH vos dará, com tem dito, guardareis este culto.
  26. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem; que culto he este vosso?
  27. Entaõ direis: Este he o sacrificio da Paschoa a JEHOVAH, que passou as casas dos filhos de Israel em Egypto, quando ferio a os Egypcios, e livrou nossas casas. Entaõ o povo se inclinou, e adorou.
  28. E foraõ os filhos de Israel, e fizeraõ isso: como JEHOVAH mandara a Moyses e a Aaron, assi fizeraõ.
  29. E aconteceo á meya noite, que JEHOVAH ferio a todos os primogenitos na terra de Egypto, desdo primogenito de Pharaó, que ouvesse de assentarse em seu throno, até o primogenito do cativo, que estava no carcere, e todos os primogenitos dos animaes.
  30. E Pharaó levantouse de noite, elle e todos seus servos, e todos os Egypcios, e avia grande clamor em Egypto: porque naõ avia casa, em que naõ estava hum morto.
  31. Entaõ chamou a Moyses e a Aaron de noite, e disse: Levantae vos, sahi do meyo de meu povo, assi vos como os filhos de Israel; e ide, servi a JEHOVAH, como tendes dito.
  32. Tomae tambem com vosco vossas ovelhas, e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoae me tambem a my.
  33. E os Egypcios apertavaõ a o povo, apressandose para lançados da terra: porque diziaõ; todos somos mortos.
  34. E o povo tomou sua massa, antes que se levedasse, seus bolos de massa, atados em seus vestidos sobre seus hombros.
  35. Fizeraõ pois os filhos de Israel conforme a palavra de Moyses, e pediraõ a os Egypcios vasos de prata, e vasos de ouro, e vestidos.
  36. E JEHOVAH deu graça a o povo em os olhos dos Egypcios, e emprestavaõ lhes: e elles despojavaõ a os Egypcios.
  37. Assi partiraõse os filhos de Israel de Rameses para Succoth, quasi seis centos mil de pé, somente de varoês sem os meninos.
  38. E subio tambem com elles muita mistura de gente, e ovelhas, e vacas, huã grande multidaõ de gado.
  39. E coseraõ da massa, que levaraõ de Egypto, bolos azimos, porque naõ foi levedada, porquanto foraõ lançados de Egypto, e naõ puderaõ deterse, nem ainda aparelhar para si comida.
  40. O tempo que os filhos de Israel habitaraõ em Egypto, foi quatro centos e trinta annos.
  41. E aconteceo passados os quatro centos e trinta annos, naquelle mesmo dia sucedeo, que todos os exercitos de JEHOVAH sahiraõ da terra de Egypto.
  42. Esta noite se guardará a JEHOVAH, porque nella os tirou da terra de Egypto: esta he a noite de JEHOVAH, que devem guardar todos os filhos de Israel entre suas geraçoês.
  43. Disse mais JEHOVAH a Moyses e a Aaron; esta he a ordenança da Paschoa: nenhum filho do estrangeiro comerá della.
  44. Porem todo servo de qualquer, comprado por dinheiro, despois que o ouveres circuncidado, entaõ comerá della.
  45. O estrangeiro e o salariado naõ comerá della.
  46. Em huã casa se comerá; naõ levarás daquella carne fora da casa, nem ella quebrareis osso.
  47. Toda a congregaçaõ de Israel o fará.
  48. Se pois algum estrangeiro peregrinar com tigo, e quiser celebrar a Paschoa a JEHOVAH, seja lhe circuncidado todo macho, e entaõ chegue a celebrála, e será como o natural da terra: mas nenhum incircunciso comerá della.
  49. Huã mesma ley aja para o natural, e para o estrangeiro, que está peregrinando no meyo de vosoutros.
  50. E todos os filhos de Israel o fizeraõ: como JEHOVAH mandára a Moyses e a Aaron, assi fizeraõ.
  51. E aconteceo naquelle mesmo dia, que JEHOVAH tirou os filhos de Israel da terra de Egypto segundo seus exercitos.