João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XVII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Despois toda a congregaçaõ dos filhos de Israel partio do deserto de Sin por suas jornadas a o mandamento de JEHOVAH; e assentaraõ o campo em Raphidim: e naõ avia ali agoa, paraque o povo bebesse.
  2. Entaõ contendeo o povo com Moyses, e diziaõ; dae nos agoa, que bebamos: e Moyses lhes disse; porque contendeis comigo? Porque tentais a JEHOVAH?
  3. Tendo pois ali o povo sede de agoa, murmurou o povo contra Moyses, e disse; porque nos fizeste subir de Egypto, para matar me a my de sede, e a meus filhos, e a meu gado?
  4. E clamou Moyses a JEHOVAH dizendo: que farei a este povo? d’aqui a pouco me apedrejaráõ.
  5. Entaõ disse JEHOVAH a Moyses: Passa diante da face do povo, e toma comtigo alguns dos anciaõs de Israel: e toma em tua maõ tua vara, com que feriste o rio, e vae.
  6. Eis que eu estarei ali diante de tua face sobre a rocha em Horeb, e tu ferirás a rocha, e della sahiráõ agoas, que beba o povo; e Moyses fez assi perante os olhos dos anciaõs de Israel.
  7. E chamou o nome d’aquelle lugar Massa e Meriba, pola contenda dos filhos de Israel, e porquanto tentaraõ a JEHOVAH, dizendo; está JEHOVAH no meyo de nos, ou naõ?
  8. Entaõ veyo Amalek, e pelejou contra Israel em Raphidim.
  9. Poloque disse Moyses a Josua; escolhe nos varoês, e sahe, peleja contra Amalek: á manhaã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus será em minha maõ.
  10. E fez Josua como Moyses lhe dissera, pelejando contra Amalek: mas Moyses, Aaron, e Hur subiraõ a o cume do outeiro.
  11. E aconteceo que, quando Moyses levantou sua maõ, Israel prevalecia: mas quando elle abaixou sua maõ, Amalek prevalecia.
  12. Porem as maõs de Moyses eraõ pesadas, por isso tomaraõ huã pedra, e a poseraõ debaixo delle, pera assentarse sobre ella: e Aaron e Hur sostentaraõ suas maõs, o hum da huã, e o outro da outra banda. Assi suas maõs ficaraõ firmes, até que o sol se pós.
  13. E assi Josua desfez a Amalek, e a seu povo a fio da espada.
  14. Entaõ disse JEHOVAH a Moyses: Escreve isto por memoria em hum livro, e o pôe em ouvidos de Josua; que eu totalmente hey de borrar a memoria de Amalek debaixo do ceo.
  15. E Moyses edificou hum altar, e chamou seu nome, JEHOVAH, he minha bandeira.
  16. E disse: Porquanto a maõ está sobre o throno de JEHOVAH, sera guerra de JEHOVAH contra Amalek de geraçaõ em geraçaõ.