João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XVIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Ora ouvindo Jethro, Sacerdote de Midian, sogro de Moyses, todas as cousas, que Deus tinha feito a Moyses, e a Israel seu povo: como JEHOVAH tinha tirado a Israel de Egypto.
  2. Tomou Jethro, sogro de Moyses, Zippora; a mulher de Moyses (despois que a enviara).
  3. Com seus dous filhos, dos quaes o hum se chamava Gerson (porque disse, eu fuy peregrino em terra alhea.
  4. E o outro se chamava Eliezer; porque disse: o Deus de meu pae foy por minha ajuda, e me livrou da espada de Pharaó.
  5. Vindo pois Jethro o sogro de Moyses com seus filhos, e com sua mulher a Moyses no deserto a o monte de Deus, aonde tinha assentado o campo:
  6. Disse a Moyses: eu, teu sogro Jethro, venho a ty, com tua mulher, e seus dous filhos com ella.
  7. Entaõ sahio Moyses a o encontro de seu sogro, e inclinouse, e beyou o, e perguntaraõ hum a outro como estavaõ, e foraõ se á tenda.
  8. E Moyses contou a seu sogro todas as cousas, que JEHOVAH tinha feito a Pharaó e a os Egypcios por amor de Israel, e todo o trabalho, que passaraõ no caminho, e como JEHOVAH os livrára.
  9. E alegrouse Jethro de todo o bem, que JEHOVAH tinha feito a Israel livrando o da maõ dos Egypcios.
  10. E Jethro disse: Bendito seja JEHOVAH, que vos livrou da maõ dos Egypcios, e da maõ de Pharaó: que livrou a este povo de debaixo da maõ dos Egypcios.
  11. Agora sei, que JEHOVAH he mayor que todos os Deuses: porque na cousa, em que se ensoberbecéraõ contra elles, os sobrepujou.
  12. Entaõ tomou Jethro, o sogro de Moyses, holocausto e sacrificios para Deus: e veyo Aaron e todos os anciaõs de Israel, a comer paõ com o sogro de Moyses diante da face de Deus.
  13. E aconteo a o outro dia, que Moyses se assentou a julgar o povo: e o povo estava em pé diante de Moyses desda manhaã até a tarde.
  14. Vendo pois o sogro de Moyses tudo o que elle fazia a o povo, disse; que he isto, que tu fazes a o povo? porque tu só te assentas, e todo o povo está em pé diante de ty, desda manhaã até a tarde?
  15. Entaõ disse Moyses a seu sogro; porquanto este povo vem a my, pera consultar a Deus.
  16. Quando tem algum negocio, vem a my, a que eu julgue entre o hum e o outro, e lhes declare os estatutos de Deus, e suas leys.
  17. Porem o sogro de Moyses lhe disse; naõ he bom o que fazes.
  18. Totalmente desfalecerás, assi tu, como este povo, que está com tigo: porque este negocio he muy difficil para ty, tu ó naõ o podes fazer.
  19. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será comtigo: está tu polo povo diante de Deus, e leva os negocios a Deus.
  20. E declara lhes as ordenanças e as leys, e mostra lhes o caminho por onde andem, e o que haõ de fazer.
  21. E tu entre todo o povo attentaras para varoês virtuosos, tementes a Deus, varoês de verdade, que aborrecem a avareza; e os pôe sobre elles por Mayoraes de mil, Mayoraes de cento, Mayoraes de cincoenta, e Mayoraes de dez.
  22. Paraque julguem este povo em todo tempo; e seja, que todo o negocio grave levem a ty, mas todo o negocio pequeno elles julguem: assi a ty mesmo te alevia da carga, e elles a levem comtigo.
  23. Se isto fizeres, e Deus t’o mandar, poderás subsistir: assi tambem todo este povo em paz virá a seu lugar.
  24. E Moyses deu ouvidos á voz de seu sogro, e fez tudo o que elle disse.
  25. E escolheo Moyses varoês virtuosos de todo Israel, e os pós por Cabeças sobre o povo: Mayoraes de mil, Mayoraes de cento, Mayoraes de cincoenta, e Mayoraes de dez.
  26. Paraque julgassem a o povo em todo tempo, o negocio arduo levassem a Moyses, e todo negocio pequeno elles julgassem.
  27. Entaõ despedio Moyses a seu sogro: e elle foi se á sua terra.