João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXIII
Aspeto
- Naõ admitirás falso rumor; e naõ porás tua maõ com o impio, para ser testimunha falsa.
- Naõ seguirás a os muitos pera mal fazer: nem fallarás na demanda, encostandote a os muitos, pera torcer o direito.
- Nem a o pobre favorecerás em sua demanda.
- Quando encontrares a o boy de teu inimigo, ou a seu asno errado; tornando lh’o tornarás.
- Quando vires o asno do que te aborrece, deitado debaixo de sua carga, deixarás entonces de ajudálo? Ajudando o ajudarás.
- Naõ perverterás o direito de teu pobre em sua demanda.
- De palavras de falsidade te affastarás: e naõ matarás a o innocente e justo; porque naõ justificarei a o impio.
- Tambem naõ tomarás presente: porque o presente cega a os que vem, e perverte os negocios dos justos.
- Tambem naõ oprimirás a o estrangeiro; pois vosoutros conheceis a alma do estrangeiro, que fostes estrangeiros na terra de Egypto.
- Tambem seis annos semearás tua terra: e recolherás seus fruitos.
- Mas a o setimo a soltarás e deixarás descansar, peraque possaõ comer os pobres de teu povo, e do sobejo comaõ os animaes do campo: Assi farás com tua vinha o com teu olival.
- Seis dias farás teus negocios, mas a o setimo dia descansarás: paraque descanse teu boy e teu asno, e o filho de tua serva, e o estrangeiro tome refrigerio.
- E em tudo o que vos tenho dito, guardae vos: e do nome de outros Deuses vos naõ lembreis, nem se ouça de tua boca.
- Tres vezes no anno me celebrareis festa.
- A festa dos paens azimos guardarás: sete dias comerás paens azimos (como te tenho mandado) a o tempo apontado no mes de Abib; porque nelle sahiste de Egypto: porem ninguem apareça vazio parante minha face.
- E a festa da sega dos primeiros fruitos de teu trabalho, que ouveres semeado no campo: e a festa da colheita á sahida do anno, quando ouveres colhido teu trabalho do campo.
- Tres vezes no anno todos teus varoês apareceráõ perante a face do Senhor JEHOVAH.
- Naõ sacrificarás o sangue de meu sacrificio com paõ lévado: nem o cevo de minha festa ficará de noite até a manhaã.
- As primicias dos primeiros fruitos de tua terra trarás á casa de JEHOVAH teu Deus: naõ cozerás ao cabrito com o leite de sua mae.
- Eis que eu envio hum Anjo diante de tua face, pera que te guarde neste caminho, e te leve a o lugar que tenho aparelhado.
- Guarda te diante de sua face, e ouve sua voz, e naõ o provoques a ira: porque naõ perdoará vossa rebeliaõ; porquanto meu nome está no meyo delle.
- Mas se ouvindo ouvires sua voz, e fizeres tudo o que eu disser; entonces serei inimigo de teus inimigos, e adversario de teus adversarios.
- Porque meu Anjo irá diante de tua face, e te meterá a os Amoreos, e a os Hetheos, e a os Phereseos, e a os Cananeos, Heveos, e Jebuseos: e eu os destruirei.
- Naõ te encurvarás a seus Deuses, nem os servirás, nem farás conforme a suas obras; ante os destruirás totalmente, e quebrantarás de todo suas estatuas.
- E servireis a JEHOVAH vosso Deus, e elle abençoará vosso paõ e vossa agoa: e eu tirarei as enfermidades do meyo de ty.
- Naõ averá mulher que mova, nem esteril em tua terra: o numero de teus dias cumprirei.
- Enviarei meu terros diante de tua face, fazendo atonito a todo o povo, aonde entrares: e farei que todos teus inimigos te virem as costas.
- Tambem enviarei abespoês diante de tua face, que lançem fora a os Heveos, a os Cananeos, e a os Hetheos diante de tua face.
- Em hum anno os naõ lançarei fora diante de tua face, peraque a terra se naõ torne em deserto, e as feras do campo se naõ multipliquem sobre ty.
- Pouco a pouco os lançarei diante de tua face, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.
- E porei teus termos desdo mar vermelho até o mar dos Philisteos, e desdo deserto até o rio: porque darei em tuas maõs os moradores da terra, paraque os lançes fora diante de tua face.
- Naõ farás alguã aliança com elles, ou com seus Deuses.
- Em tua terra naõ habitaráõ, paraque te naõ façaõ pecar contra my: se servires a seus Deuses, isso te será por laço.