João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXVII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Faras tambem hum Altar de madeira de Sittim: cinco covados será a compridaõ, e cinco covados a largura, (será quadrado o Altar) e tres covados sua altura.
  2. E farás seus cornos a seus quatro cantos: seus cornos seráõ do mesmo, e o cubrirás de metal.
  3. Farás lhe tambem caldeiroês, pera alimpar sua cinza, e suas bassouras, e suas bacias, e seus garfos, e suas pás: todos seus vaso farás de metal.
  4. Farlhehas tambem hum crivo de metal da obra de rede: e farás a esta rede quatro argolas de metal a seus quatro cantos.
  5. E as porás dentro do cerco do altar abaixo; de maneira que a rede chegue até o meio do Altar.
  6. Farás tambem barras para o altar, barras de madeira de Sittim, e as cubrirás de metal.
  7. E as barras se meteráõ nas argolas, de madeira que as barras estejaõ d’ambos os lados do altar, quando será levado.
  8. Cavado de toboas o farás: como te mostrou no monte, assi o faráõ.
  9. Farás tambem o patio do Tabernaculo: a o lado do meyo dia para o Sul o patio terá cortinas de linho fino torcido; a compridaõ de cadahum lado será de cem covados.
  10. Tambem suas vinte colunas, e suas vinte bases seráõ de metal: os corchetes das colunas e suas fayxas de prata.
  11. Assi tambem a o lado do Norte seráõ as cortinas na longura de cem covados de compridaõ: e suas vinte colunas, e suas vinte bases de metal; os corchetes das colunas e suas fayxas seráõ de prata.
  12. E na largura do patio a o lado do Ocidente averá cortinas de cincoenta covados: suas colunas dez, e suas bases dez.
  13. Semelhantemente a largura do patio a o lado oriental para o Levante será de cincoenta covados.
  14. De maneira que ajaõ quinze covados das cortinas a o hum lado: suas colunas tres, e suas bases tres.
  15. E quinze covados das cortinas a o outro lado: suas colunas tres, e suas bases tres.
  16. E á porta do patio averá huã cuberta de vinte covados, de azul, e purpura, e carmesim, e de linho fino torcido, da obra de broslador: suas colunas quatro, e suas quatro.
  17. Todas as colunas do pateo a o redor seráõ cingidas de fayxas de prata: seus corchetes seráõ de prata, mas suas bases de metal.
  18. A compridaõ do pateo será de cem covados, e a largura de cada banda de cincoenta, e a altura de cinco covados, de linho fino torcido: mas suas bases seráõ de metal.
  19. Tocante todos os vasos do Tabernaculo em todo seu serviço, até todos seus pregos, e todos os pregos do pateo seráõ de metal.
  20. Tu pois mandarás a os filhos de Israel, que levem a ty azeite puro de oliveiras, moido para o candieiro; pera fazer acender as lampadas continuamente.
  21. Na Tenda da congregaçaõ fora do veo, que está diante do testimunho, Aaron e seus filhos as concertaráõ, desd’a tarde até á manhaã, perante a face de JEHOVAH: hum estatuto perpetuo será este por suas geraçoês, a os filhos de Israel.