João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXVIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Despois farás chegar a ty teu irmaõ Aaron e seus filhos com elle do meyo dos filhos de Israel, pera me administrar o officio sacerdotal: a saber Aaron, Nadab e Abihu, Eleasar o Ithamar, os filhos de Aaron.
  2. E farás vestidos sanctos a Aaron teu irmaõ, para gloria e ornamento.
  3. Fallarás tambem a todos os que saõ sabios de coraçaõ, a quem eu tenho enchido do espirito da sabedoria, que façaõ vestidos a Aaron pera sanctificálo; peraque me administre o officio sacerdotal.
  4. Estes pois saõ os vestidos que faráõ: hum Peitoral, e hum Ephod, e hum Manto, e hum Pelote cheo de olhos, huã Mitra, e hum Cinto: faráõ pois sanctos vestidos a Aaron teu irmaõ, e a seus filhos, pera me administrar o officio sacerdotal.
  5. E tomaráõ aquelle ouro, e azul, e purpura, e carmesim, e linho fino.
  6. E faráõ o Ephod de ouro, e azul, e purpura, e carmesim, e linho fino torcido, de obra do artifice.
  7. Terá duas hombreiras, que se ajuntem a suas duas pontas, com que se ajuntará.
  8. E o cinto artificial de seu Ephod, que estará sobre elle, será de sua mesma obra, do mesmo, de ouro, azul, e purpura, e carmesim, e linho fino torcido.
  9. E tomarás duas pedras sardonicas, e lavrarás nellas os nomes dos filhos de Israel.
  10. Os seis de seus nomes na huã pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo suas geraçoês.
  11. Conforme á obra de lapidario, como o lavor de sellos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel: a o redor em ouro engastadas as farás.
  12. E porás as duas pedras nas hombreiras do Ephod, por pedras de memoria para os filhos de Israel: e Aaron levará seus nomes sobre seus ambos hombros por memoria perante a face de JEHOVAH.
  13. Farás tambem engastes de ouro.
  14. E duas cadeinhas de puro ouro; de igual medida, de obra de fieira as farás: e as cadeinhas de fieira porás nos engastes.
  15. Farás tambem o Peitoral do juizo da obra do artifice, conforme á obra do Ephod o farás: de ouro, azul, e purpura, e carmesim, e de linho fino torcido o farás.
  16. Quadrado e dobrado será, de hum palmo sua compridaõ, e de hum palmo sua largura.
  17. E o encerás de pedras de enchimento, com quatro ordens de pedras; a huã ordem de huã Sardia, hum Topazio, e hum Carbunculo: esta he a primeira ordem.
  18. E a segunda ordem de huã Esmeralda, huã Saphira, e hum Diamante.
  19. E a terceira ordem de hum Jacinto, Agata, e Ametysto.
  20. E a quarta ordem de huã Turquesa, e huã Sardonica, e hum Iaspe: engastadas seráõ em seus engastes de ouro.
  21. E seráõ aquellas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo seus nomes: seraõ esculpidas como sellos, cada huã com seu nome, para as doze tribus.
  22. Tambem farás ao peitoral cadeinhas de igual medida da obra de trança de ouro puro.
  23. Tambem farás ao peitoral dous aneis de ouro: e porás os dous aneis nas duas pontas do peitoral.
  24. Entaõ meterás as duas cadeinhas de fieira de ouro em os dous aneis nas pontas do peitoral.
  25. Mas as duas pontas das duas cadeinhas de fieira meterás em os dous engastes, e as porásn’nas hombreiras de Ephod á banda dianteira.
  26. Farás tambem dous aneis de ouro, e os porás em as duas pontas do peitoral de dentro em sua borda, que está da banda do Ephod.
  27. Farás tambem dous aneis de ouro, que porás’nas duas hombreiras do Ephod abaixo da banda dianteira, em fronte de sua juntura, sobre o cinto artificial do Ephod.
  28. E ajuntaráõ o peitoral com seus aneis a os aneis do Ephod por riba com hum cordaõ de cardeno, paraque esteja sobre o cinto artificial do Ephod; e o peitoral naõ será separado do Ephod.
  29. Assi Aaron levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juizo sobre seu coraçaõ, quando entrar no Sanctuario: para memoria diante da face de JEHOVAH continuamente.
  30. Tambem porás no peitoral do juizo Urim e Thummim, paraque estejaõ sobre o coraçaõ de Aaron, quando entrar diante da face de JEHOVAH: Assi Aaron levará o juizo dos filhos de Israel sobre seu coraçaõ diante da face de JEHOVAH continuamente.
  31. Tambem farás o manto de Ephod, todo de cardeno.
  32. E o bocal da cabeça estará no meyo delle: este bocal terá huã borda de obra tecida a o redor: como bocal da cota de malha será nelle, paraque se naõ rompa.
  33. E em suas bordas farás romaãs de cardeno, e purpura, e carmesim ao redor de suas bordas; e campainhas de ouro entre ellas a o redor.
  34. Huã campainha de ouro, e huã romaã, outra campainha de ouro, e outra romaã averá’nas pontas do manto ao redor.
  35. E estará sobre Aaron quando ministrar: paraque se ouça sei soido, quando entrar no Sanctuario diante da face de JEHOVAH, e quando sahir, paraque naõ morra.
  36. Tambem farás huã folha de ouro puro, e nella esculpirás como se esculpem o sellos: SANCTIDADE de JEHOVAH.
  37. E a pegarás com hum cordaõ de cardeno, de maneira que esteja na mitra da banda dianteira da mitra estará.
  38. E estará sobre a testa de Aaron, paraque Aaron leve a iniquidade das cousas sanctas, que os filhos de Israel sanctificarem em todas as offertas de suas sanctas cousas; e estará continuamente em sua testa, paraque sejaõ agradaveis diante da face de JEHOVAH.
  39. Tambem farás huã tunica de linho fino: tambem farás a mitra de linho fino: mas o cinto farás de obra de broslador.
  40. Tambem farás tunicas a os filhos de Aaron, e farás lhes cintos: tambem lhes farás chapeos, para gloria e ornamento.
  41. E vestirás com elles a Aaron teu irmaõ, e tambem seus filhos: e os ungirás, e encherás suas maõs, e os sanctificarás, paraque me administrem o Sacerdocio.
  42. Fazelhes tambem calçoês de linho, pera cubrir a carne da vergonha: seráõ dos lombos até as pernas.
  43. E estaráõ sobre Aaron e sobre seus filhos, quando entrarem no Tabernaculo da congregaçaõ, ou quando chegarem ao altar pera ministrar no Sanctuario, paraque naõ levem iniquidade, e morraõ: isso será estatuto perpetuo para elle e para sua semente despois delle.