João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXXII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Mas vendo o povo que Moyses tardava em decer do monte, ajuntouse o povo a Aaron, e disseraõ lhe: Levanta te, faze nos Deuses, que vaõ diante de nossa face: porque naõ sabemos, que sucedeo a este Moyses, a aquelle varaõ, que nos tirou da terra de Egypto.
  2. E Aaron lhes disse: Arrancae as arrecadas de ouro, que estaõ’nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei m’as.
  3. Entonces todo o povo arrancou as arrecadas de ouro, que estavaõ em suas orelhas, e as trouxeraõ a Aaron.
  4. E elle as tomou de suas maõs, e formou o ouro com hum boril, e fez d’elle hum bezerro de fundiçaõ. Entaõ disseraõ: estes saõ teus Deuses ó Israel, que te tiraraõ da terra de Egypto.
  5. O que Aaron vendo, edificou hum altar diante delle: e Aaron apregoou, e disse: a manhaã será festa a JEHOVAH.
  6. E a o dia seguinte madrugaraõ, e offereceraõ holocaustos, e trouxeraõ pacificos: e o povo se assentou a comer e a beber; despois se levantaraõ a folgar.
  7. Entaõ disse JEHOVAH a Moyses: Vae, descende; porque teu povo, que fizeste subir de Egypto, se tem corrompido.
  8. E depressa se tem desviado do caminho, que eu lhes tinha mandado: fizeraõ para si hum bezerro de fundiçaõ, e perante elle se incliraraõ, e sacrificaraõ lhe, e disseraõ: estes saõ teus Deuses ó Israel, que te tiraraõ da terra de Egypto.
  9. Disse mais JEHOVAH a Moyses: tenho visto a este povo, e eis que he povo obstinado.
  10. Agora pois deixa me, que meu furor se acenda contra elles, e os consuma: e eu farei em grande gente.
  11. Porem Moyses adorou a face de JEHOVAH seu Deus, e disse: ó JEHOVAH, porque teu furor se acenderá contra teu povo, que tu tiraste da terra de Egypto com grande força e com forte maõ?
  12. Porque haõ de fallar os Egypcios, dizendo: por mal os tirou, pera matálos em os montes, e pera destruilos da face da terra? torna te da ira de teu furor, e te arrepende do mal de teu povo.
  13. Lembra te de Abraham, de Isaac, e de Israel teus servos, a os quaes por ty mesmo tens jurado, e lhes disseste: multiplicarei vossa semente como as estrellas dos ceos, e darei a vossa semente toda esta terra, de que tenho dito, paraque a possuaõ por herdade eternamente.
  14. Entaõ JEHOVAH se arrependeo do mal, que dissera, que avia de fazer a seu povo.
  15. E tornouse Moyses, e deceo do monte com as duas taboas do testimunho em sua maõ: as taboas escritas estavaõ de ambas suas bandas, de huã e de outra banda escritas estavaõ.
  16. E aquellas taboas eraõ obra de Deus: tambem a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida’nas taboas.
  17. E ouvindo Josua a voz do povo, que jubilava, disse a Moyses: alarido de guerra ha no arrayal.
  18. Porem elle disse: Naõ he alarido dos victoriosos, nem alarido dos vencidos: eu ouço o alarido dos que cantaõ.
  19. E aconteceo que, chegando elle a o arrayal, e vendo o bezerro e as danças, acendeo se o furor de Moyses, e arremeçou as taboas de suas maõs, e as quebrou a o pé do monte.
  20. E tomou o bezerro que tinhaõ feito, e o queimou no fogo, moendo o até que tornouse em pó; e o espargio sobre as agoas, e o fez beber a os filhos de Israel.
  21. E Moyses disse a Aaron: que te tem feito este povo, que sobre elle trouxeste tamanho pecado?
  22. Entaõ disse Aaron: Naõ se acenda a ira de meu senhor: tu sabes que este povo he inclinado a o mal.
  23. Disseraõ pois a my: Faze nos Deuses, que vaõ diante de nossa face; porque naõ sabemos, que sucedeo a este Moyses, a aquelle varaõ, que nos tirou da terra de Egypto.
  24. Entaõ eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque o: e deraõ a my; e eu lancei no fogo, e sahio este bezerro.
  25. E vendo Moyses que o povo estava despido, (porque Aaron o avia despido para vergonha entre seus inimigos,).
  26. Estava empé Moyses na porta do arrayal, e disse: Quem he de JEHOVAH, venha a my: entaõ se ajuntaraõ a elle todos os filhos de Levi.
  27. E disse lhes: Assi diz JEHOVAH o Deus de Israel; cadahum ponha sua espada sobre sua coixa: passae e tornae pelo arrayal de porta em porta, e cadahum mate a seu irmaõ, e cadahum a seu amigo, e cadahum a seu proximo.
  28. E os filhos de Levi fizeraõ conforme á palavra de Moyses: e cahiraõ do povo aquelle dia como tres mil varoês.
  29. Porquanto Moyses tinha dito: consagrae hoje vossas maõs a JEHOVAH; porque cadahum será contra seu filho, e contra seu irmaõ: e isto, paraque elle hoje dé bençaõ sobre vosoutros.
  30. E aconteceo que a o dia seguinte Moyses disse a o povo: Vosoutros pecastes grande pecado: porem agora subirei a JEHOVAH; por ventura farei propiciaçaõ por vosso pecado.
  31. Assi tornouse Moyses a JEHOVAH, e disse, Eu te rogo, este povo pecou pecado grande, fazendo para si Deuses de ouro.
  32. Agora pois, se perdoarás seu pecado, e se naõ, borra me agora de teu livro, que tens escrito.
  33. Entaõ disse JEHOVAH a Moyses: Eu borrarei de meu livro a quem pecar contra my.
  34. Vae pois agora, leva a este povo aonde te tenho dito: eis que meu Anjo ira diante de tua face; porem no dia de minha visitaçaõ visitarei seu pecado sobre elles.
  35. Assi ferio JEHOVAH a o povo, porquanto fizeraõ o bezerro, que Aaron tinha feito.