João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXXIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Disse mais JEHOVAH a Moyses; vae, sube daqui, tu e o povo, que fizeste subir da terra de Egypto á terra que jurei a Abraham, a Isaac, e a Jacob, dizendo; à tua semente a darei.
  2. E enviarei hum Anjo diante de tua face, (e fora lançarei a os Cananeos, e a os Amorreos, e a os Hetheos, e a os Phereseos, e a os Heveos, e a os Jebuseos)
  3. A a terra, que mana leite e mel: porque eu naõ subirei no meyo de ty, porquanto es povo obstinado, paraque eu te naõ consuma no caminho.
  4. E ouvindo o povo esta má palavra, entristeceraõse, e nenhum delles pós sobre si seus atavios.
  5. Porquanto JEHOVAH tinha dito a Moyses: dize a os filhos de Israel; povo obstinado es, em hum momento subirei no meyo de ty, e te consumirei: porem agora, tira de ty teus atavios, e saberei o que te hei de fazer.
  6. Entaõ os filhos de Israel se despojaraõ de seus atavios, desviados do monte de Horeb.
  7. E tomou Moyses a Tenda, e a estendeo para si fora do arrayal, longe desviado do arrayal, e chamou lhe a Tenda do ajuntamento: e aconteceo que qualquer que buscava a JEHOVAH, sahia á Tenda de ajuntamento, que estava fora do arrayal.
  8. E aconteceo que, sahindo Moyses á Tenda, todo o povo se levantava, e cadahum estava em pé á porta de sua tenda; e olhavaõ após Moyses, até que elle entrava na Tenda.
  9. E aconteceo que, quando Moyses entrava na Tenda, a coluna da nuvem decia, e se punha á porta da Tenda; e elle fallara com Moyses.
  10. E vendo todo o povo a coluna da nuvem, que estava á porta da Tenda, todo o povo se levantou e inclináraõ se cadahum á porta de sua tenda.
  11. E fallava JEHOVAH a Moyses cara a cara, como qualquer falla com seu amigo: despois tornouse a o arrayal; mas seu servidor Josua o filho de Nun, mancebo, nunca se apartava de meyo da Tenda.
  12. E Moyses disse a JEHOVAH; eis que, tu me dizes: faze subir a este povo, porem naõ me fazes saber, a quem has de enviar comigo: e tu disseste; conheço te por teu nome, e tambem achaste graça em meus olhos.
  13. Agora pois, se tenho achado graça em teus olhos, rogo te, que agora me faças saber teu caminho, e conhecertehei, paraque ache graça em teus olhos: e attenta que esta naçaõ he teu povo.
  14. Disse pois: Minha face irá junto pera te fazer descansar.
  15. Entaõ disselhe: se tua face naõ for junto, naõ nos faça subir daqui.
  16. Porque em que cousa agora se conhecerá, que tenho achado graça em teus olhos, eu e teu povo? naõ em isso, se andas com nosco? Assi separados seremos, eu e teu povo, de todo o povo, que está sobre a face da terra.
  17. Entaõ JEHOVAH disse a Moyses: farei tambem isto, que tens dito; porquanto achaste graça em meus olhos, e eu te conheço por teu nome.
  18. Entaõ elle disse: rogo-te, que me mostres tua gloria.
  19. Porem elle disse: eu farei passar toda minha bondade por diante de tua face, e apregoarei o nome de JEHOVAH diante de tua face: mas terei misericordia, de quem eu tiver misericordia, e me compadecerei, de quem me compadecer.
  20. E disse mais: Naõ poderás ver minha face: porquanto nenhum homem vera minha face, e viverá.
  21. Mais disse JEHOVAH: eis aqui hum lugar junto a my; ali te porás sobre a penha.
  22. E acontecerá que, quando minha gloria passar, te porei em huã fenda da penha, e te cubrirei com minha maõ, até que eu aja passado.
  23. E avendo eu tirado minha maõ, me verás por de tras; mas minha face naõ se verá.