Saltar para o conteúdo

João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXXIV

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Entaõ disse JEHOVAH a Moyses: lavra te duas taboas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas taboas as mesmas palavras, que estavaõ nas primeiras taboas, que tu quebraste.
  2. E aparelha-te para a manhaã, paraque subas pola manhaã a o monte de Sinai, e ali pôe te diante de my no cume do monte.
  3. E ninguem suba comtigo, e tambem ninguem apareça em todo o monte; nem ovelha nem boy pastem em fronte do monte.
  4. Entaõ elle lavrou duas taboas de pedra, como as primeiras; e levantouse Moyses pola manhaã de madrugada, e subio a o monte de Sinai, como JEHOVAH lhe tinha mandado: e tomou as duas taboas de pedra em sua maõ.
  5. E JEHOVAH descendeo em huã nuvem, e se pós ali junto a elle: e elle apregoou o nome de JEHOVAH.
  6. Passando pois JEHOVAH perante sua face, clamou: JEHOVAH, JEHOVAH Deus, misericordioso e piedoso, tardo de iras, e grande em beneficencia e verdade.
  7. O que guarda a beneficencia em milhares, que perdoa a iniquidade, e a transgressaõ, e o pecado: que [a o culpado] naõ tem por innocente; que visita a iniquidade dos paes sobre os filhos, e sobre os filhos dos filhos até á terceira e quarta geraçaõ.
  8. E Moyses apressouse, e inclinou a cabeça á terra, e incurvouse.
  9. E disse: Senhor, se agora tenho achado graça em teus olhos, vá agora o Senhor no meyo de nos: porque este he povo obstinado; porem perdoa nossa iniquidade e nosso pecado, e nos toma por tua herança.
  10. Entaõ disse: eis que eu faço hum concerto; farei maravilhas perante todo teu povo, que nunca foraõ feitas em toda a terra, nem entre alguãs gentes: de maneira que todo este povo, em cujo meyo tu estás, verá a obra de JEHOVAH; porque cousa terrivel he, que faço comtigo.
  11. Guarda o que em te mando hoje: eis que eu lançarei fora diante de tua face a os Amorreos, e a os Cananeos, e a os Hetheos, e a os Phereseos, e a os Heveos, e a os Jebuseos.
  12. Guarda te que naõ faças concerto com o morador da terra, aonde has de entrar; paraque naõ seja por laço no meyo de ty.
  13. Mas seus altares trastornareis, e suas estatuas quebrareis, e seus bosques cortareis.
  14. Porque te naõ inclinarás diante de outro Deus: pois o nome de JEHOVAH he Zeloso; Deus Zeloso he elle.
  15. Paraque por ventura naõ faças concerto com o morador da terra, e naõ forniquem após seus Deuses, nem sacrifiquem a seus Deuses; e tu, convidado delle, comas de seus sacrificios.
  16. E tomes [mulheres] de suas filhas para teus filhos: e suas filhas fornicando após seus Deuses, façaõ que tambem teus filhos forniquem após seus Deuses.
  17. Naõ te farás Deuses de fundiçaõ.
  18. A festa dos [paens] azimos guardarás, sete dias comerás [paens] azimos, como te tenho mandado, a o tempo apontado do mes de Abib: porque no mes de Abib sahiste de Egypto.
  19. Tudo que abre a madre, meu he; até todo teu gado, que será macho, abrindo [a madre] de vacas e de ovelhas,
  20. Porem o asno que abrir [a madre], resgatarás com gado miudo: mas se o naõ resgatares, cortarlhehas a cabeça: todo primogenito de teus filhos resgatarás: e ninguem aparecerá vazio diante de minha face.
  21. Seis dias obrarás, mas a o setimo dia descansarás: na arada e na sega descansarás.
  22. Tambem guardarás a festa das semanas, que he a festa das primicias da sega do trigo: e a festa de colheita á volta do anno.
  23. Tres vezes no anno todo macho entre ty aparecerá perante a face do Senhor JEHOVAH, Deus de Israel.
  24. Porque eu lançarei fora as gentes de diante de tua face, e alargarei teu termo: ninguem cobiçará tua terra, quando subires pera aparecer tres vezes no anno diante de JEHOVAH teu Deus.
  25. Naõ sacrificarás o sangue de meu sacrificio com paõ lévado: nem o sacrificio da festa de Paschoa ficará da noite para a manhaã.
  26. As primicias dos primeiros fruitos de tua terra trarás á casa de JEHOVAH teu Deus: naõ cozerás o cabrito no leite de sua mae.
  27. Mais disse JEHOVAH a Moyses: Escreve te estas palavras: porque conforme a o teór destas palavras tenho dito concerto com tigo, e com Israel.
  28. E esteve ali com JEHOVAH quarenta dias e quarenta noites, naõ comeo paõ, nem bebeo agoa: e escreveo as palavras do concerto nas taboas, as dez palavras.
  29. E aconteceo que, como deceo Moyses do monte de Sinai, (e Moyses trazia as duas taboas do testimunho em sua maõ, quando deceo do monte) Moyses naõ sabia, que a pele de seu rosto resplandeceo, despois que fallará com elle.
  30. Attentando pois Aaron e todos os filhos de Israel para Moyses, eis que a pele de seu rosto resplandecia; poloque temeraõ de chegarse a elle.
  31. Entaõ Moyses os chamou: e Aaron e todos os Mayoraes da congregaçaõ tornaraõ a elle; e Moyses lhes fallou.
  32. Despois chegaraõ tambem todos os filhos de Israel; e elle lhes mandou tudo que JEHOVAH com elle fallára no monte de Sinai.
  33. Assi acabou Moyses de fallar com elle: e tinha posto hum veo sobre seu rosto.
  34. Porem entrando Moyses perante a face de JEHOVAH, pera fallar com elle, tirou o veo até que sahia: e sahido fallava com os filhos de Israel o que lhe foi mandado.
  35. Assi pois viaõ os filhos de Israel o rosto de Moyses, que resplandecia a pele do rosto de Moyses: e tornou Moyses a pór o veo sobre seu rosto, até que entrava para fallar com elle.