João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/XXXVIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Fez tambem a o altar do holocausto de madeira de Sittim: de cinco covados era sua compridaõ, e de cindo covados sua largura, quadrado, e de tres covados sua altura.
  2. E fez lhe seus cornos a seus quatro cantos; do mesmo eraõ seus cornos; e cubrio o de metal.
  3. Fez tambem todos os vasos do altar; os caldeiroês, e as bassouras, e as bacias, e os garfos, e as pás: todos seus vasos fez de metal.
  4. Fez tambem ao altar hum crivo de metal de obra de rede, em seu cerco debaixo, até o meyo delle.
  5. E fundio quatro argolas a os quatro cabos do crivo de metal, para os lugares das barras.
  6. E fez as barras de madeira de Sittim, e as cubrio de metal.
  7. E meteo as barras pela argolas a os lados do altar, pera leválo com ellas: o fez cavado de taboas.
  8. Fez tambem a Tina de metal com sua base de metal, dos espelhos das mulheres ajuntando se, que ajuntavaõ se á porta da Tenda da congregaçaõ.
  9. Fez tambem o pateo da banda do meyo dia a o Sul: as cortinas do pateo eraõ de linho fino torcido, de cem covados.
  10. Suas vinte colunas e suas vinte bases eraõ de metal: os corchetes destas colunas e suas molduras eraõ de prata.
  11. E da banda do Norte cortinas de cem covados; suas vinte colunas e suas vinte bases eraõ de metal: os corchetes das colunas e suas molduras, de prata.
  12. E da banda do Ocidente eraõ cortinas de cincoenta covados, suas colunas dez, e suas bases dez: os corchetes das colunas e suas molduras eraõ de prata.
  13. E da banda oriental a o Oriente, cortinas de cincoenta covados.
  14. As cortinas desta banda eraõ de quinze covados: suas colunas tres, e suas bases tres.
  15. E da outra banda da porta do pateo de ambos os lados, eraõ cortinas de quinze covados: suas colunas tres, e suas bases tres.
  16. Todas as cortinas do pateo ao redor eraõ de linho fino torcido.
  17. E as bases das colunas eraõ de metal: os corchetes das colunas, e suas molduras eraõ de prata; e a cuberta de suas cabeças de prata; e todas as colunas do pateo eraõ cingidas de prata.
  18. E a cuberta da porta do patio era de obra de broslador, de cardeno e purpura, e carmesim, e linho fino torcido; e a compridaõ era de vinte covados, e a altura na largura de cinco covados, em fronte das cortinas do pateo.
  19. E suas quatro colunas, e suas quatro bases eraõ de metal: seus corchetes de prata; e a cuberta de suas cabeças, e suas molduras de prata.
  20. E todas as estacas do Tabernaculo e do pateo ao redor eraõ de metal.
  21. Estas saõ as cousas contadas do Tabernaculo, do Tabernaculo do testimunho, que por mandado do Moyses foraõ contadas para o ministerio dos Levitas por maõ de Ithamar, filho de Aaron o sacerdote.
  22. Fez pois Bezaleel o filho de Uri, filho de Hur, da tribu de Juda, tudo quanto JEHOVAH tinha mandado a Moyses.
  23. E com elle Aholiab, o filho de Ahisamach, da tribu de Dan, hum Mestre e engenhoso artifice, e broslador em cardeno, e em purpura, e em carmesim, e em linho fino.
  24. Todo o ouro gastado na obra, em toda a obra do Sanctuario, a saber, o ouro da offerta, foi vinte e nove talentos, e sete centos e trinta siclos, conforme a o siclo do Sanctuario.
  25. E a prata dos contados da congregaçaõ foi cem talentos, e mil e sete centos e setenta e cinco siclos, conforme ao siclo do Sanctuario.
  26. Hum Beca por cada cabeça, isto he meyo siclo conforme a o siclo do Sanctuario: de qualquer que passava a os contados, de idade de vinte annos e a riba, que foraõ seis centos mil, tres mil e quinhentos e cincoenta.
  27. E houve cem talentos de prata pera fundir as bases do Sanctuario, e as bases do veo: para cem bases eraõ cem talentos; hum talento para cada base.
  28. Mas dos mil e sete centos e setenta e cinco siclos fez os corchetes das colunas, e cubrio suas cabeças, e as cingio de molduras.
  29. E o metal da offerta foi setenta talentos, e dous mil e quatro centos siclos.
  30. E delle fez as bases da porta da Tenda da congregaçaõ, e o altar de metal, e o crivo de metal que tinha, e todos os vasos do altar.
  31. E as bases do pateo ao redor, e as bases da porta do patio, e todas as estacas do Tabernaculo, e todas as estacas do pateo ao redor.