João Ferreira de Almeida (1819)/Levitico/V

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E quando alguã pessoa pecar, ouvindo huã voz de blasfemia, de que for testimunha, seja que o vio, ou que soube: se o naõ denunciar, levará sua iniquidade.
  2. Ou quando alguã pessoa tocar em qualquer cousa immunda; seja hum corpo morto de besta fera immunda, seja hum corpo morto de animal immundo, ou corpo morto de reptil immundo, ainda que lhe foi oculto; com tudo será immundo e culpada.
  3. Ou quando tocar a immundicia de hum homem, segundo toda sua immundicia, com que se faz immundo: e lhe for oculto, e o souber despois; será culpada.
  4. Ou quando alguã pessoa jurar, pronunciando temerariamente com seus beiços, pera fazer mal, ou pera fazer bem; em tudo que o homem pronuncia temerariamente com juramento, e lhe for oculto, e o souber despois, culpada será em huã destas cousas.
  5. Será pois, que culpada sendo em huá destas cousas, confessará aquillo, em que pecou.
  6. E trará por sua expiaçaõ a JEHOVAH por seu pecado, que pecou, huã femea de gado miudo, huã cordeira, ou huã cabrinha polo pecado: assi o sacerdote por ella fará propiciaçaõ de seu pecado.
  7. Mas se sua maõ naõ alcançar, o que basta para gado miudo; entaõ trará em sua expiaçaõ da culpa que pecou, a JEHOVAH duas rolas, ou dous pombinhos; o hum para expiaçaõ do pecado, e o outro para holocausto.
  8. E os trará a o sacerdote, o qual primeiro offerecerá aquelle, que he para expiaçaõ do pecado; e com sua unha lhe fenderá a cabeça junto a o pescoço, mas naõ partirá.
  9. E do sangue da expiaçaõ do pecado espargirá á parede do altar; porem o que sobejar daquelle sangue, espremerseha no fundo do altar: isto he expiaçaõ de pecado.
  10. E do outro fará holocausto conforme a o costume: assi o sacerdote por ella fará propiciaçaõ de seu pecado, que pecou; e lhe será perdoado.
  11. Porem se sua maõ naõ alcançar duas rolas, ou dous pombinhos; entaõ aquelle que pecou, trará por sua offerta a dezima parte de hum Epha de flor de farinha, para expiaçaõ do pecado: naõ deitará sobre ella azeite, nem porá encenso sobre ella, por quanto he expiaçaõ de pecado.
  12. E a trará ao sacerdote, e o sacerdote della tomará seu punho cheo por seu memorial, e a acenderá sobre o altar, em cima das offertas acendidas de JEHOVAH: isto he expiaçaõ de pecado.
  13. Assi o sacerdote por elle fará propiciaçaõ de seu pecado, que pecou em alguã destas cousas, e lhe será perdoado; e será do sacerdote, como a offerta de manjares.
  14. Fallou mais JEHOVAH a Moyses, dizendo;
  15. Quando alguã pessoa por trespassamento trepassar, e pecar por erro, tirando alguã cousa das cousas sagradas de JEHOVAH; entaõ trará a JEHOVAH por sua expiaçaõ hum carneiro inteiro do rebanho, conforme a tua estimaçaõ em siclos de prata, segundo o siclo do Sanctuario, por expiaçaõ da culpa.
  16. Assi restituirá o que pecando tirou das cousas sagradas, e ainda de mais acrecentará seu quinto, e o dará a o sacerdote. Assi o sacerdote com o carneiro da expiaçaõ por ella fará perdoado.
  17. E se alguã pessoa pecar, e fizer contra algum de todos os mandamentos de JEHOVAH, o que naõ deve fazerse; ainda que naõ soube, com tudo será culpada, e levará sua iniquidade.
  18. E trará a o sacerdote hum carneiro inteiro do rebanho, conforme a sua estimaçaõ por expiaçaõ da culpa; e o sacerdote por ella fará propiciaçaõ de seu erro, em que errou sem saber; e lhe será perdoado.
  19. Expiaçaõ de culpa he: fazendose culpada se fez culpada a JEHOVAH.