João Ferreira de Almeida (1819)/Levitico/IV

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Fallou mais JEHOVAH a Moyses, dizendo:
  2. Falla a os filhos de Israel, dizendo: quando huã alma pecar por erro de algum dos mandamentos de JEHOVAH, acerca do que naõ deve fazerse; e fizer contra algum delles:
  3. Se o sacerdote ungido pecar para escandalo do povo: offerecerá por seu pecado, que pecou, hum novilho, filho inteiro de vaca, a JEHOVAH por expiaçaõ do pecado.
  4. E trará o novilho á porta da Tenda do ajuntamento perante a face de JEHOVAH, e porá sua maõ sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante a face de JEHOVAH.
  5. Entaõ o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará á Tenda do ajuntamento.
  6. E o sacerdote molhará seu dedo no sangue, e daquelle sangue espargirá sete vezes perante a face de JEHOVAH, diante do veo do Sanctuario.
  7. Tambem o sacerdote daquelle sangue porá sobre os cornos do altar do perfume de especiarias aromaticas perante a face de JEHOVAH, que está na Tenda do ajuntamento: e todo o de mais sangue do novilho derramará no fundo do altar do holocausto, que está a porta da Tenda do ajuntamento.
  8. E todo o cebo do novilho da expiaçaõ levantará delle: o cebo que cobre a fressura, e todo o cebo que está na fressura.
  9. E os dous rins, e o cebo que está sobre elles, que está nas tripas, e o redanho sobre o figado, com os rins tirará.
  10. Como se tira do boy do sacrificio gratifico: e o sacerdote o acenderá sobre o altar do holocausto.
  11. Mas o couro do novilho, e toda sua carne, com sua cabeça e com suas pernas, e suas entranhas e seu esterco;
  12. E todo aquelle novilho levará fora do arrayal a hum lugar limpo, aonde se lança a cinza; e o queimará com fogo sobre a lenha: aonde se lança a cinza, queimarseha.
  13. Mas se toda a congregaçaõ de Israel ouver errado, e o negocio for oculto a os olhos da congregaçaõ; e se fizerem contra hum de todos os mandamentos de JEHOVAH, que naõ deve fazerse, e forem culpados.
  14. E o pecado que em contra pecarem, for notorio: entaõ a congregaçaõ offerecerá hum novilho, filho de vaca, por expiaçaõ do pecado, e o trará diante da Tenda do ajuntamento.
  15. E os anciaõs da congregaçaõ poráõ suas maõs sobre a cabeça do novilho perante a face de JEHOVAH: e o sacerdote degolará o novilho perante a face de JEHOVAH.
  16. Entaõ o sacerodote ungido do sangue do novilho trará á Tenda do ajuntamento.
  17. E o sacerdote molhará seu dedo naquelle sangue, e delle sete vezes espargirá perante a face de JEHOVAH, diante do veo.
  18. E daquelle sangue porá sobre os cornos do altar, que está perante a face de JEHOVAH, que está perante a face de JEHOVAH na Tenda da ajuntamento: e todo o de mais sangue derramará no fundo do altar do holocausto, que está diante da porta da Tenda do ajuntamento.
  19. E tirará delle todo seu cebo, e o acenderá sobre o altar.
  20. E fará a este novilho, como fez a o novilho da expiaçaõ; assi lhe fará: e o sacerdote por elles fará propiciaçaõ, e lhes perdoarseha.
  21. Despois levará o novilho fora do arrayal, e o queimará, como queimou a o primeiro novilho: isto he expiaçaõ do pecado da congregaçaõ.
  22. Quando pecar hum Mayoral, e por erro fizer contra algum de todos os mandamentos de JEHOVAH seu Deus, que naõ deve fazerse; e assi for culpado:
  23. Ou seu pecado, que pecou em contra, lhe for notificado; entaõ trará por sua offerta hum cabraõ das cabras, macho inteiro.
  24. E porá sua maõ sobre a cabeça do cabraõ, e o degolará no lugar, aonde se degola o holocausto perante a face de JEHOVAH: isto he expiaçaõ de pecado.
  25. Despois o sacerdote com seu dedo tomará do sangue da expiaçaõ, e o porá sobre os cornos do altar do holocausto: entaõ seu de mais sangue derramará no fundo do altar do holocausto.
  26. Tambem acenderá sobre o altar todo seu cebo, como o cebo do sacrificio gratifico: assi o sacerdote por elle fará expiaçaõ de seu pecado; e lhe será perdoado.
  27. E se qualquer outra pessoa do povo da terra pecar por erro, fazendo contra algum dos mandamentos de JEHOVAH, que naõ deve fazerse; e assi for culpada.
  28. Ou seu pecado, que pecou, lhe for notificado; entaõ trará por sua offerta huã cabrinha, femea inteira, por seu pecado, que pecou.
  29. E porá sua maõ sobre a cabeça da expiaçaõ do pecado, e a expiaçaõ do pecado degolarseha no lugar do holocausto.
  30. Despois o sacerdote com seu dedo tomará de seu sangue, e o porá sobre os cornos do altar do holocausto: e todo seu de mais sangue derramará no fundo do altar.
  31. E tirará todo seu cebo, como se tira o cebo do sacrificio gratifico; e o sacerdote o acenderá sobre o altar por suave cheiro a JEHOVAH: e o sacerdote por ella fará propiciaçaõ; e lhe será perdoado.
  32. Mas se por sua offerta trouxer cordeiro para expiaçaõ do pecado, femea inteira será, que trouxer.
  33. E porá sua maõ sobre a cabeça da expiaçaõ do pecado, e o degolara por expiaçaõ do pecado, no lugar aonde se degola o holocausto.
  34. Despois o sacerdote com seu dedo tomará do sangue da expiaçaõ do pecado, e o porá sobre os cornos do altar do holocausto: entaõ todo seu de mais sangue derramará no fundo do altar.
  35. E tirará todo seu cebo, como se tira o cebo do cordeiro do sacrificio gratifico; e o sacerdote o acenderá sobre o altar em cima das offertas acendidas de JEHOVAH: assi o sacerdote por ella fará propiciaçaõ de seus pecados, que pecou; e lhe será perdoado.