O Choque das Raças/Capítulo 18

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XVIII

O ORGULHO DA RAÇA


PASSEI a semana agitado, menos com as revelações do anno 2228 do que com a impassibilidade de miss Jane.

Eu ardia, positivamente, e trahia meu amor em todos os olhares e gestos; mas a enigmatica joven não dava ar de o perceber. De começo a admitti como um puro espirito, uma Cassandra sem nervos nem sangue. Depois duvidei da existencia de taes puros espiritos e passei a ver em miss Jane uma "desentendida". Talvez que me julgasse muito inferior a si e adoptasse semelhante attitude como o meio mais facil de guardar as distancias. Mas era-me impossivel conciliar isso com a amizade que ella me demonstrava e sobretudo com o ter só a mim no mundo depois que seu pae morrera. Si de facto me julgasse inferior ou indigno de sua pessoa, certo que já me teria afastado do castello. Não havia duvida, miss Jane fazia-se de desentendida...

Firmei-me nessa idéa e concebi um plano de ataque — uma demonstração amorosa que a. forçasse na sua marmorea impassibilidade. Ou tudo ou nada. Ou dava-me o coração ou punha-me no olho da rua.

Restava saber uma cousa só, si no momento da demonstração a timidez não me trahiria a vontade...

Quando chegou o domingo, levantei-me mais cedo e fui ao mercado de flores. Comprei as mais bellas violetas e, a sobraçal-as, parti para Friburgo no primeiro trem. Lá, dirigi-me ao cemiterio onde repousavam os restos do professor Benson. Pela segunda vez levava eu flores ao jazigo do autor da maior maravilha do seculo — miss Jane...

Ao transpor o portão do pequenino campo santo meu coração bateu. Vi de longe um vulto querido a espalhar rosas sobre o tumulo do velho sabio. Approximei-me com um presentimento n'alma — "é hoje"...

— Tambem aqui ? disse miss Jane ao avistar-me, estendendo para mim a sua mão gelada pelo frescor matutino.

Vi que chegara o momento. Armei-me de todas as coragens e comecei :

— Miss Jane, eu...

Mas engasguei. Tinha ella OS olhos muito fixos, no tumulo, com o ar de quem repete mentalmente o "morrer... dormir... sonhar, quem sabe ?" de Shakespeare. Estava puro espirito em excesso...

Ficamos os dois silenciosos por alguns momentos. Depois miss Jane falou, como respondendo a si propria e sempre de olhos cravados no tumulo :

— Nem elle ! Nem elle, que penetrava o passado e o futuro, adeantou um passo o enigma da vida...

Enguli de vez a demonstração. Não era o momento. O formoso Hamlet de faces roseas, cabellos afogados em boina de velludo negro e corpo revestido de perfeito tailleur, pairava muito distante de mim...

Apesar disso tomei-lhe a mão e aperteilh'a de novo, suavemente. Miss Jane olhou-me nos olhos com a funda melancholia dos que penetram no mui longe das cousas — e nada vêem do que vae por perto.

Dalli seguimos juntos para o castello, sem que a paizagem, nem o ar fino da manhã dissipassem a tristeza della e a minha decepção. No castello, por uma hora, só falamos do professor Benson, com longos intervallos de silencio — intervallos de silencio em que eu lamentava a coexistencia de puros espiritos em corpos assim tão perturbadores.

Depois do almoço, o primeiro que fiz em sua companhia, a nuvem das saudades passou e retomamos a nossa excursão pelo anno 2228.

— Onde estavamos ? principiou ella.

— Em Kerlog, já libertado do pesadelo elvinista.

— Sim, é isso. As mulheres adheriram ao homem e tudo mudou, como é natural. A raça branca formava novamente um bloco unido e podia organizar a resistencia.

— Mas a impressão do golpe de Jim ? Como o recebeu o paiz ? perguntei, suspirando.

— Com estupefacção. Pela primeira vez na vida de um povo occorria um facto que interessava a todos os seus componentes, sem excepção de um só. E como ninguem, a não ser Jim Roy, houvesse esperado por aquelle desfecho, facil é de imaginar o gráo de assombro do espirito publico.

A estupefacção dos brancos derrotados não era menor que a dos negros vencedores. Haviam estes agido como automatos ; deram o voto a Roy como o dariam a Kerlog, a miss Astor, ou o não dariam a nenhum dos tres, si tal fosse a senha recebida. E agora olhavam-se uns para os outros, num estonteamento de victoria em absoluto inedito para elles.

Quanto ás consequencias possiveis, nem de um lado, nem de outro ninguem podia prever cousa nenhuma. Extenso demais era o phenomeno para ser abarcado por uma cabeça, e, alem disso, sem precedentes na historia.

Só no dia seguinte é que o accesso de estupefacção collectiva principiou a decahir. As cellulas do immenso organismo social foram sahindo daquelle penoso estado de anesthesia para entrar na phase inversa da exaltação. O velho desprezo racial do branco pelo negro transformava-se em colera e o recalcado odio do negro pelo branco, arreganhando os dentes, entreabria um monstruoso sorriso de revanche. Lentamente despertava a massa negra do longo lethargo de submissão, e fremia, de narinas ao vento, como o tigre solto na jungle. Toda a barbarie atavica, todos os appetites em recalque, rancores impotentes, injustiças padecidas, todas as vergastadas que laceraram a sua pobre carne até o advento de Lincoln, e depois de Lincoln todas as humilhações da desegualdade de tratamento — essa legião de phantasmas irrompeu da alma negra como serpes de sob a lage que mão imprudente levanta. E a raça triste, que através dos seculos não se atrevera a sonho maior que o da mesquinha liberdade physica, passou a sonhar o grande sonho branco da dominação...

Tomado de receios ante a immensidade daquelle despertar, auscultava Jim Roy os fremitos do seu povo e media a tarefa ingente que lhe pesava sobre os hombros. Si não conseguisse manter açaimado o monstro, e submisso á sua voz de commando, a momentaneo victoria breve se transformaria num horrenda cataclysma. Amava Jim a America. Nos alicerces do colossal edificio o cimento ligador dos blocos fôra amassado com o suor dos seus ancestraes. A America surgira do esforço braçal de um dirigido pelo esforço mental de outro, e, pois, tanto lhe falava ao sangue como ao do mais orgulhoso neto dos pioneiros louros.

De instante a instante recebia communicações dos seus agentes, dando conta do estado d'alma da massa negra. A panthera distendia os musculos entorpecidos, com os olhos a rajarem-se de bétas sanguineas...

Jim tremeu. Sabia conter os nervos da féra, dominar-lhe todos os impetos instinctivos. Alem disso via o seu já immenso prestigio de leader accrescido com o de presidente eleito — mas estaria em seu poder soffrear o maremoto africano ? Não faria delle um dique impotente a borrasca a desenhar-se ?

Jim sentia no ar ondas de fluidos explosivos, um perfeito ambiente de polvora. O solo latejava pulsações vulcanicas.

Tremeu o negro deante da sua obra — e sem vacillar foi ao encontro do Kerlog. O momento impunha a conjugação da sua força com a do leader branco.

Defrontaram-se os dois chefes como duas forças da natureza, contrarias nos seus destinos, inimigas pela voz do sangue, más irmanadas no momento por um nobre objectivo commum.

No primeiro impeto Kerlog apostrophou o chefe negro :

— "Vê tua obra, Jim ! A America transformada num vulcão e ameaçada de morte !

O negro cravou no leader branco os olhos frios, por um instante animados de estranho fulgor.

— "Não minha, presidente Kerlog ! Não é minha esta obra. E' sua, é dos seus, é de Washington, é de Lincoln. Vós, brancos, mentistes na lei basica. E ou confessaes que mentistes ou reconheceis que a situação é perfeitamente normal. Que aconteceu, presidente Kerlog ? Houve um pleito e as urnas liberrimas conferiram a victoria a um cidadão elegivel. Acha o presidente Kerlog que o pacto Constitucional soffreu lesão ?

Naquelle peito a peito Jim Roy dominava o adversario.

— "Mas não se trata disso, continuou elle. O momento não é para recriminações — e nesta materia o presidente Kerlog bem sabe que jamais um branco venceria um negro... O facto está consumado e, como chefes supremos das duas raças, a nós só incumbe attender á salvação commum. Si não contivermos de redeas presas — eu, o monstro da ebriedade negra, o presidente Kerlog, o monstro do orgulho branco, a chacina vae ser espantosa...

— "Ninguem sabe disso melhor que eu, retrucou o chefe da nação. Nos estados do Sul já lavra o incendio...

O negro deu um salto.

— "Jim o apagará ! Jim manterá em cadeia de aço a panthera africana. Elle a domina com os olhos, como o sóba a dominava no kraal donde a rapina dos brancos a tirou. Jim é rei !

Era tal a firmeza com que emittia o grande negro aquellas palavras que o tom de superioridade do leader branco se demudou em admiração.

Viu Kerlog que tinha deante de si, não um feliz aventureiro politico, mas uma dessas incoerciveis expressões raciaes a que chamamos conductores de povos. Pela primeira vez enfrentava um homem que era algo mais que um homem. E do fundo do coração lamentou que a incompatibilidade racial o separasse de tamanho vulto.

Jim proseguiu :

— "Mas só o farei si o presidente Kerlog, do seu lado, açaimar o orgulho branco. Eu domino com o olhar e a palavra terrivel. O presidente Kerlog domina com a força do estado. Em nossas mãos está, pois, a paz da America.

O leader branco baixou a cabeça. Meditava.

— "Pois salvemos a America, Jim ! disse erguendo-se. Açaima tu a panthera negra que metterei luvas de ferro nas unhas da aguia loura.

Um leal aperto de mão sellou aquelle pacto de gigantes.

— "Mas a panthera que conte com o revide da aguia ! concluiu o leader branco depois que as mãos se desapertaram. A aguia é cruel !...

Jim Roy retesou-se de todos os seus musculos como a fera que se põe em guarda.

— "Ameaça-nos como sempre ? Ameaça-nos até no momento em que a America ou rasga a sua Carta e afoga-se num mar de sangue ou submette-se á minha direcção ?

Kerlog olhou-lhe firme nos olhos e murmurou com nitidez de lamina :

— "Não ameaço. Previno lealmente. Vejo em ti uma força demasiado grande para que a enfrente com palavras. Estamos face a face, não dois homens, sim duas almas raciaes arrostadas num duello decisivo. Não fala neste momento o presidente Kerlog. Fala o branco de crueldade fria, o mesmo que vos arrancou do kraal, o mesmo que vos torturou nos brigues, o mesmo que vos espezinhou nos algodeaes. Como ha razões de estado, Jim, ha razões de raça. Razões sobrehumanas, frias como o gelo, crueis como o tigre, duras como o diamante, implacaveis como o fogo. O Sangue não raciocina, como os philosophos. O Sangue sidera, qual o raio. Como homem admiro-te, Jim. Vejo em ti o irmão e sinto o genio. Mas como branco só vejo em ti o inimigo a esmagar...

O largo peito de Jim Roy arfava. A fera ancestral contida nelle transpareceu no fremir das ventas grossas.

— "E não trepidará o branco em esmagar a America se for condição para esmagar o negro ? rugiu.

Kerlog retrucou calmamente, como si falasse pela sua boca o deus do Orgulho :

— "Acima da America está o Sangue.

Jim abaixou a cabeça. Viu aberto á sua frente o eterno abysmo. O dolichocephalo louro tinha a dureza do diamante. Armado de mais cerebro, dos valles do Ganges partira para a atrevida aventura conquistadora e vencera sempre, e não cedera nunca. Era o nobre, o duro, o eterno senhor cujo raio fulmina. Era o creador. Do rude instincto de matar do troglodyta extrahira a sua grande arte, a Guerra. Forjara a espada, dominara o gaz que explode, violara o profundo das aguas e a amplidão dos ares. E com esse feixe de armas incoerciveis rodeara, como de bayonetas, o diamante do seu Orgulho..

Tudo isso, num clarão, viu Jim Roy naquelle homem que, sereno, o arrostava. E o que ainda havia de escravo no sangue do negro vacillou. Jim sentiu-se retina ferida pelo sol. Mas sem demora reagiu. Ergueu-se e, mais firme que nunca, disse, com durezas de rocha na voz :

— "Seja. E porque assim é, dei o supremo golpe. A America é tão sua como minha. Tenho-a nas mãos. Vou dividil-a.

— "A justiça está comtigo, Jim. Manda a justiça dividir a America. Mas o Sangue está acima da justiça. O Sangue tem a sua justiça. E para a justiça do Sangue Aryano é um crime dividir a America.

Jim baixou a cabeça novamente e emmudeceu. Pela segunda vez sentia-se retina offuscada pelo sol. O presidente Kerlog approximou-se delle e, com as mãos nos seus hombros largos, disse :

— "Vejo-te grande como Lincoln, Jim, e é com lagrimas nos olhos que contemplo tua figura immensa, mas inutil... Adeus. Attendamos ao instante, açaimemos as nossas raças, mas não fique entre nós sombra de mentira. O teu ideal é nobilissimo, mas á solução de justiça com que sonhas só poderemos responder com a eterna resposta do nosso orgulho : Guerra !

E os dois seres humanos, subsistentes no imo dos dois leaders raciaes, abraçaram-se com lagrimas...

Miss Jane fez uma pausa, attenta á minha commoção. Aquelle duello de gigantes agitara fundo o meu ser. Tive a impressão de que jamais a historia offerecera lance mais augusto — nem mais cruel. Vi claros innumeros pontos até alli obscuros na marcha da caravana que do fundo das edades vem a entre-degollar-se com sanhudos odios. Vi um sonho de Ariel esfumado nas alturas, a Justiça Humana, e vi na terra, omnipotente, a Justiça do Sangue, um raio cégo...

— E depois ? perguntei. Reentrou na paz a America?

— Sim, respondeu miss Jane. Os dois leaders entraram a agir de prompto. A acção de um foi tão rapida e segura como a de outro. A panthera negra recolheu as garras e a aguia loura enluvou as unhas.

Mas o belluario negro sentiu-se ferido. As palavras que a raça branca puzera na bocca de Kerlog cravaram-se-lhe no coração como as zagaias dos seus avós no peito dos fulvos leões africanos — mortalmente...

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.