O Choque das Raças/Capítulo 19

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XIX
BURRADA!


PARA descanço do meu espirito passou miss Jane a falar do movimento feminino, thema que muito me interessava.

— O partido elvinista, disse ella, desappareceu do scenario nacional como neve exposta ao fogo. Poderosissimo na vespera, tão poderoso que batera o seu adversario por meio milhão de votos, achava-se agora reduzido a uma só partidaria, miss Elvin. Todas as mais haviam adherido aos homens, escandalosamente, como si lá no intimo nunca tivessem ansiado por outra cousa.

O tempo se passava e miss Elvin não se recompunha do formidavel trambolhão soffrido. Para o meeting marcado em sua casa no dia das eleições não apparecera ninguem e, atirada a uma poltrona do salão deserto, permaneceu a irreductivel sabina até tarde da noite, furiosa, com os olhos cravados no apparelho por onde radiara a ultima proclamação do "Remember Sabino !"

— Ultima?

— Ultima, sim, porque esse jornal morrera de subito collapso. Todas as assignantes haviam cortado a ligação, e si tentasse miss Elvin radiar uma só palavra que fosse, vel-a-ia perder-se, virgem de ouvidos, pelos intermundios sideraes.

A um canto da sala havia um enorme gorilla empalhado, com um distico insultante ao pé : "O avô do ladrão". Era olhando para aquella bestial caraça avoenga que miss Elvin compunha as suas terriveis catilinarias contra o homo sapiens, ao qual jurava descer da sua posição de macho natural da mulher.

— Mas haveria sinceridade nisso?

— Sinceridade esthetica, evidentemente; forma de sinceridade tão legitima como outra qualquer.

Não entendi muito bem. Miss Jane dizia ás vezes cousas um tanto acima da minha debil comprehensão...

— Essa theoria, proseguiu ella, fez carreira e exerceu uma funcção muito curiosa na America : congregar todas as femeas que por uma circumstancia ou outra se desavinham com os machos — esposos, noivos ou namorados, e foi com esses elementos que se constituiu o partido elvinista. Partido instavel, aliás, e sempre renovado. Diariamente nelle se inscreviam milhares de adeptas e se eliminavam outras tantas. Entravam as brigadas com o homem e sahiam as reconciliadas...

Mesmo assim miss Elvin elevou muito alto as suas construcções, chegando até, como já disse, a crear sciencias novas, adaptadas á mentalidade das mulheres.

A Universidade Sabina fez furor. Não tinha séde ao systema de hoje, como aliás a maioria dos estabelecimentos de ensino da epoca. As lições eram radiadas directamente para a residencia das alumnas. A sciencia elvinista possuia seus methodos, nada semelhantes aos da velha sciencia dos homens. Em arithmetica, por exemplo, 2 + 2 não era forçosamente egual a quatro. Era egual ao que no momento conviesse.

— Vejo, disse eu, que é bem verdade o nihil novum... Para quanta gente hoje a verdadeira mathematica não é essa !

— Consistia o principio director da sciencia sabina em admittir como base de tudo a veneta — e como a veneta é de si feminina e instavel, nenhuma das sciencias novas, inclusive as mathematicas, possuia base fixa. Tudo deava, como o mar donde procediam as sabinas. E por absurdo que isto nos pareça, a nós deste presente educado na rigidez da velha sciencia de Aristoteles e Bacon, as theorias de miss Elvin trouxeram ao espirito humano a sua contribuição de belleza. Foi a victoria do furta-côr, da onda, do reflexo fugidio, do loiefullerismo, contrapostos á côr fixa, á rigidez do cubo, á constancia equacional dos termos. Isso se adaptava maravilhosamente á agilidade do pensamento mulheril, e foi justamente essa feição seductora, amavel e liberrima da theoria que determinou o elance de todas as... mulheres para o terreno politico, operando a scisão branca.

— Qualquer cousa como o futurismo de hoje, não acha?

— Isso. Theorias de repouso, com base num subtil malabarismo de logica, que servem para romper a monotonia da certeza, da verdade, da cousa tida e havida como justa. O espirito humano nellas se recreia e se rebolca, como se espoja na poeira o cavallo cançado.

Miss Elvin, entretanto, ao envéz de mostrar-se desolada com as consequencias do seu movimento, só via o lado pessoal do desastre. Fôra violenta demais a sua quéda. O sonho maravilhoso erguera-a ás nuvens e a sabina acabou convencida de que era de facto messianica. E como tinha o genio impulsivo, não podia conter o furor deante da deserção até das amigas mais proximas.

Em certo momento, no dia do meeting falhado, olhou miss Elvin para a cara bestial do gorilla como quem olha para um inimigo de carne. O monstro empalhado, de dentes á mostra, parecia sorrir-lhe ironicamente.

— "Venceste ainda uma vez, meu scelerado ! Mas a crise passará e justaremos contas... disse ella, atirando-lhe á cara uma veneranda "Origem das Especies", de Charles Darwin.

Estava plenamente convicta de que, quando o paiz reentrasse na normalidade, resurgiria o partido sabino. A onda fôra-se. Mas o proprio da onda é ir e vir.

- "She is false as water... repetiu ella por sua vez, espraiando o olhar para o futuro.

E assim foi. Quando o paiz recahiu na paz de sempre, o "Remember Sabino !" reappareceu e houve um perfeito da capo do elvinismo, como nas musicas...

Miss Jane fez uma pausa. Notou, talvez, que eu estava inquieto, em lucta com alguma idéa. E não errara. Qualquer cousa me dizia que era o momento de declarar a minha sopitada paixão. O sangue estuava-me nas veias e por fim a palavra de amor que romperia a barreira assomou-me á boca. Mas ahi transformou-se noutra e o que partejei foi uma filha da timidez disfarçada em curiosidade:

— E miss Astor?

— Essa irradiava de contentamento, como si o reatar relações amistosas com o diffamado gorilla lhe houvesse correspondido a um secreto anhelo do coração. Durante o periodo agudo do movimento elvinista operara-se uma completa ruptura entre os membros dos dois partidos, e miss Astor chegou a zombar de Kerlog, por quem possuia uma séria inclinação sentimental. O desfecho inesperado das eleições, entretanto, rompera a frieza e approximara-os de novo, facto que a enchia de secretas esperanças.

As demais elvinistas, já saudosas do macho tradicional, tambem aproveitaram o ensejo para uma reconciliação — e é de crer que nunca houvesse tamanha safra de beijos na America.

Remexi-me na poltrona. Tanto beijo lá longe e uma pobre creatura humana a definhar alli por falta de um só...

— Isso explicava, continuou a desentendida miss Jane, o estranho phenomeno de só as ex-adeptas de miss Elvin demonstrarem uma clara e inquieta alegria justamente na hora mais presaga da nação. Emquanto todos se entregavam a penosas cogitações, colhidos pela angustia do momento, vogavam as ex-sabinas em pleno mar de uma doce lua de mel.

A crise de ternura não passou despercebida ao ministro da Selecção Artificial.

— "Vae altear-se o indice dos nascituros louros, disse elle a um collega, no momento em que subiam os degráos da Casa Branca para a reunião ministerial. Prevejo o congestionamento de Eropolis...

Kerlog já lá estava, no salão do conselho, mais sereno do que na vespera, embora ainda cheio de rugas na fronte. A conferencia com Jim Roy abalara-o. Não era o negro um ambicioso vulgar, como havia supposto. Via agora em Jim uma nobre alma de patriota, capaz do supremo heroismo de sacrificar-se pela America. Graças ao seu concurso podia o governo estudar com a necessaria calma a gravissima situação.

Reunidos todos os secretarios, quem primeiro falou foi o ministro da Paz, antigo juiz cujo respeito pela Carta tinha algo de supersticioso.

— "Reflecti durante a noite sobre o caso, disse elle, e cheguei á conclusão de que a nós só compete mostrar-nos fieis á memoria dos instituidores da nação. A lei basica existe e a nossa missão suprema é fazel-a cumprir. Foi eleito um cidadão americano tão elegivel como o senhor Kerlog ou miss Astor. Governo que somos, a lei nos obriga a acceitar o facto, mantendo a ordem e empossando Jim Roy no momento opportuno.

— "Perdão ! interveio o ministro da Equidade. Creio que o senhor Kerlog não nos con- vocou para o exame formal do problema. Seria inutil, sobre infantil. O problema transcende a esphera politica e torna-se racial. Neste momento não estamos aqui secretarios de estado, e sim brancos afrontados pelos negros. Acima das leis politicas vejo a lei suprema da Raça. Acima da Constituição vejo o Sangue. O negro nos desafia. Cumpre-nos acceitar a luva e organizar a guerra.

Kerlog sorriu. Via o seu ministro expender as mesma razões que elle lançara contra Jim. A voz do Sangue, sempre...

A discussão foi breve. Tirante o ministro da Paz, todos apoiaram o ponto de vista do ministro da Equidade - e Kerlog encerrou a audiencia com estas palavras:

— "Possuimos uma delegação politica e com os poderes que ella nos outorga não podemos resolver um problema de sangue. Meu pensamento é que se convoque a convenção da raça branca. Como ha razões de estado, tambem ha razões de raça que nos cumpre ouvir e attender.

A idéa foi unanimemente approvada.

— O que admiro, commentei eu, é cisão e firmeza dessa gente da America futura. Si fosse entre nós, hoje, que barulheira, que discurseira de não acabar mais !

— Tem razão, senhor Ayrton. A uma creatura de hoje que assistisse aos acontecimentos do anno 2228 nos Estados Unidos, nada espantaria tanto como o alto self-control que o homem revelava. Nada de tumulto, de anarchia individualista, de violencias desnecessarias na linguagem ou nos actos. E' que os processos selectivos haviam banido da sociedade os tarados, inclusive os rhetoricos. Todas as perturbações do mundo vinham da acção anti-social desses máos elementos. Até á victoria pratica do eugenismo a desordem humana raiara pelo destempero, e não podia deixar de ser assim, visto como um alcoolatra, um rhetorico ou um burocrata tinham tanta liberdade de encher o mundo de futuros pensionistas das prisões, dos prostibulos e das camaras de deputados como um homem são de o povoar de silenciosos homens de bem. A má semente humana gosava tantos direitos como a que abrolha em Lincolns. E a caridade, a philantropia, a assistencia publica e a defesa social outra cousa não faziam sinão despender enormes quantidades de dinheiro e esforço na creação de hospitaes, asylos, hospicios, prisões, casas de congresso, repartições publicas, isto é, abrigos para os productos logicos da má origem. A idéa de selecção da semente, de ha muito victoriosa na agricultura e na pecuaria, só não se via acceita no campo que mais devera interessar ao homem. Uma velha ideologia mystica, vinda do fundo da Asia hebraica, e um falso conceito de liberdade, vindo do 89 francez, a isso se oppunham tenazmente. Quando em 2031 propoz Owen a lei spartana, a resistencia ainda se mostrou forte; mas o alto progresso do espirito da America permittiu-lhe a victoria. Pouco depois, quando o mesmo Owen formulou a lei da esterilização dos tarados, embora fosse colossal o numero dos attingidos, já se revelou menor a resistencia e a lei venceu por esmagadora maioria.

Bastou um seculo de intelligente e systematica applicação dessas leis aureas para que se alçasse o povo americano a um gráo de elevação physica, mental e moral que nem o proprio Owen chegara a sonhar. Fecharam-se as prisões e com ellas os hospitaes, hospicios e asylos de toda a especie. E os sociologos da epoca entraram a assombrar-se da estupidez dos seus ancestraes...

— Nós...

— ...que passavam a vida luctando contra os productos do mal sem terem a idéa de supprimil-o pela suppressão da má semente.

Até a miseria, cancro julgado pelos velhos philosophos como contingencia humana, viu-se gradualmente extincta, á proporção que o progresso selectivo operava os seus logicos effeitos. Com ella desappareceram, automaticamente, a prostituição e as formas baixas do crime.

O direito de reproducção passou a ser regido pelo Codigo da Raça, o mais alto monumento da sabedoria humana. Só quem apresentasse a serie completa de requisitos que a Eugenia impunha - requisitos que assegurassem a perfeita qualidade dos productos, é que recebia do ministerio da Selecção Artificial o brevet de pae autorizado.

— Mas parece incrivel, miss Jane, exclamei com horror, que tenha hoje o direito de ser pae quem quer ! Morpheticos ha ahi na roça que botam no mundo, annualmente, pequeninos lazaros. E ninguem vê, ninguem diz nada, todos acham que está tudo direito...

Eu sentia-me a ferver, com impetos de pular para a rua e berrar para todos os ventos:

— Burrada !...

Miss Jane acalmou-me a furia e proseguiu :

— E não parava ahi a intervenção selectiva. Si um pae autorizado pretendia casar-se, tinha de fazer passar a noiva pelos Gabinetes Eugenometricos, onde lhe avaliavam o indice eugenico e estudavam os problemas relativos á harmonização somatica e psychica dos nubentes. Caso os dois ou um delles não attingisse o indice exigido, poderiam contrahir nupcias, mas sob condição de infecundidade.

— Como é claro e intelligente isso ! Burrada !...

— Reproduzir a especie tornou-se um acto de altissima responsabilidade, já que era de altissima relevancia para o progresso da especie. A idéa de exigir habilitações officiaes para certos actos da vida é velha — mas exclue o acto de dar vida á prole futura. Exige o estado de hoje habilitação brevetada para quasi tudo, para que um homem trabalhe no foro, construa uma casa, cure uma dôr de barriga...

— ...enrole uma pillula...

— ....mas nada exige de quem pretende dar vida a um novo ser humano, élo inicial, muitas vezes, de uma cadeia sem fim de desgraçados ou criminosos.

— Burrada! Burrada !... exclamei, deveras revoltado contra a estupidez vigente. E como não ser assim, si qualquer Sá ou qualquer Pato dirige a opinião ?

Depois que o impeto de revolta serenou, voltei a interpelal-a acerca de um ponto que andava a espicaçar-me a curiosidade.

— E o casamento, miss Jane ? Já falou diversas vezes em casamento e estou curioso de saber si essa palavra diz em 2228 o mesmo que hoje.

— Diz e não diz.Nos casamentos em que o fim era a procreação, o estado intervinha com olhos de lynce. Sendo o objectivo a prole sã de corpo e alma, comprehende o senhor Ayrton que todo o rigor era pouco para evitar desvios funestos ao futuro da raça. As creaturas autorizadas a procrear constituiam uma especie de nobreza. Todos as respeitavam como ás eleitas da especie, preciosas linhas directrizes do amanhã. O supersticioso acato que mereciam outróra os duques, marquezes e barões por mercês arbitrarias de thronos e solios pontificios, passou a caber aos paes pelo simples facto de serem paes. Ser pae valia por um diploma de superioridade mental, moral e physica, conferido pela natureza e confirmado pelos poderes publicos.

Esse casamento approximava-se do nosso em muitos pontos, pela necessidade de não se perderem de vista os altos interesses da preciosa prole. Mas, comquanto dissoluvel, raro se dissolvia : a harmonização pre-nupcial dos Gabinetes Eugenometricos quasi não dava ensanchas a erros.

Nos outros casos uniam-se e desuniam-se os conjuges com a maxima liberdade e desembaraço. Nada tinha que fazer o governo em um contrato bilateral onde só valia a vontade dos contratantes.

— Quer dizer que o numero dos divorcios cresceu espantosamente...

— Ao contrario, diminuiu como nunca se esperou. E diminuiu em virtude da unica imposição que a lei fazia a esses contratos : as férias conjugaes obrigatorias.

— ?!

— Sim, férias. A experiencia psychologica demonstrou que o mal do casamento vinha mais do enfaro reciproco dos conjuges do que da essencia dessa fórma de associação sexual. Instituiram-se as férias, como temos hoje as forenses, as collegiaes, etc. No inverno, quinze dias. No estio, tres mezes. E a separação periodica agiu com tamanha efficacia que os casaes passaram a ter duas luas de mel por anno, luazinha após as férias pequenas e lua cheia após ás grandes. Não houve mais necessidade de recorrer-se ao violento drastico do divorcio, como o temos hoje. O suave laxante das férias limpava os conjuges das toxinas do enfaro e renascia-lhes o amor ao petit-feu das saudades.

— Puro ovo de Colombo ! Estou vendo que tudo é ovo de Colombo na vida...

— Será, mas o Colombo deste ovo só appareceu no seculo XXIII. Foi Johnston Coolidge, autor do famoso livro Toxinas Conjugaes, concluiu miss Jane.

Pela primeira vez fui eu quem poz fim a um domingo. Estava ansioso por voltar á cidade e, nos cafés, na rua, no escriptorio, prégar a eugenia e insultar a estupida gente que não vê as coisas mais simples. A consequencia foi que só dormi pela madrugada. E sonhei, agitado. Sonhei a cidade tão limpa dos seus aleijões que ficava reduzida unicamente a duas creaturas de mão presas -- eu e miss Jane...

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.