O Choque das Raças/Capítulo 20

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XX


A CONVENÇÃO BRANCA



DESTA vez não tive paciencia de esperar novo domingo. Havia um feriado no meio da semana e aproveitei-o para voar ao castello antes do almoço. Delicioso almoço ! Figurei-me já marido da gentil hospedeira e dono do castello. Cheguei a olhar com olhos de proprietario atravez das vidaças, por onde se viam terras e mais terras optimas para a cultura. Mas foi momentaneo o meu deslise. Do fundo d'alma eu só queria ser dono do coraçãozinho que palpitava no.seio da castellã.

Tomamos café na varanda e em seguida miss Jane disse :

— A elevação do indice eugenico-mental do povo da America no anno do choque das raças já era notabilissima, e o modo por que agiu a Convenção Branca o demonstrou mais uma vez. Falar em convenção é lembrar a Convenção Franceza, aquelle tumulto utopico que fez rhetorica ás toneladas e decepou cabeças aos montões, como si producção de phrases e reducção de vidas pudessem augmentar o trigo dos celleiros, causa real de todos os males da França.

A Convenção 'Branca de 2228 nem por sombras lembraria o redemoinho auto-falante de 1789.

Já na composição desse corpo representativo nada se fez como outróra. Os convencionaes não penetraram nelle por força dos azares eleitoraes e sim por um processo novo de delegação. Todos os ramos da actividade americana tinham á sua testa, naturalmente levados a esse posto pelo gráo de efficiencia mental demonstrado, homens que mereceriam o nome de chefes naturaes, ou leaders natos. Como é hoje Henry Ford o leader nato da industria yankee, em virtude da hygidez universalmente reconhecida das suas idéas e realizações, assim naquelle tempo cada ramo de actividade possuia um leader normal, mantido nessa situação por consenso unanime. Funccionavam taes chefes normaes como orgãos especialissimos, apices, vertices, cimos, estações centraes, bulbos rachideanos da classe. Ninguem lhes discutia as idéas e decisões, summulas sempre da mais alta sabedoria possivel no momento — e o chefe cujas idéas passavam a ser discutidas via-se logo automaticamente apeado dessa posição.

De modo que foi facilimo convocar a Convenção Branca. Alem de já estarem naturalmente indicados, os convencionaes se resumiam em seis creaturas, respectivamente leaders da industria, do commercio, das finanças, das artes, das sciencias e das letras. Eram elles os senhores George Abbot, morador em Detroit e chefe da industria das bonecas falantes, o supremo encanto dos babies americanos ; John Perkins, morador em Hudson, onde mantinha um pequeno commercio de pelles de lontra branca ; Harmsworth, director do Banco Universal ; John Leland, creador da Pueriesthetica ; John Dudley, pae da côr numero 8 e autor de 72 invenções ; e, finalmente, Dorian Davis, poeta de um soneto unico sobre o qual a America estava dividida em dois immensos grupos — os que achavam defeituoso o quarto verso e os que achavam esse verso uma forma de belleza só perceptivel no futuro.

O presidente Kerlog não teve difficuldades em reunir a Convenção. Radiou uma succinta mensagem na qual pedia a cada uma das classes sociaes a indicação do seu representante para o exame do impasse creado pela victoria dos negros. Uma hora depois registrava o apparelho receptor do Capitolio os seis nomes previstos, só não havendo unanimidade quanto á indicação do representante das letras. Os que consideravam defeituoso o quarto verso do soneto de Davis preferiram votar em branco.

Dois dias mais tarde congregavam-se na Casa Branca os seis expoentes supremos da raça, sob a presidencia do senhor Kerlog.

Solemnidade de protocollo nenhuma. Eram homens simples no trajar e nos modos, creaturas nada relembrativas dos figurões que se reunem hoje em conferencias internacionaes, vestidos de solennissimas sobrecasacas e com solennerrimos tubos de chaminé reluzente nas cabeças, como si a plumagem dos perús influisse alguma cousa nas idéas dos perús.

Sentaram-se os seis expoentes e ouviram a breve exposição de motivos do chefe do estado. Declarou este que occupava apenas um posto politico e se via numa emergencia racial. Nada fizera, nem faria, antes que a suprema delegação da raça definisse com rigor o caso e lhe estabelecesse um rumo. Como governo, executaria em seguida o veredicto altissimo. Pedia, pois, aos presentes que lhe dessem as razões da raça.

Ouviram-no os convencionaes com amavel attenção e passaram a conversar de outros assumptos, como si estivessem num garden-party.

— "A minha ultima boneca, disse George Abbot a John Perkins, alem de falar, cóse, varre e lava roupa na perfeição. Tenho uma netinha de seis annos que está positivamente encantada...

Ao lado delle confessava Harmsworth a Dorian Davis que ainda não lera' o seu soneto maravilhoso.

— "Falta de tempo? indagou Davis.

— "Não. Ha em minha casa uma harmonia perfeita sobre o assumpto e receio perturbal-a adoptando um ponto de vista discordante...

Já Leland debatia com Dudley a possibilidade da côr numero 9 e propunha um lindo nome para essa possivel filha futura do espectro solar.

A' encasacada e encartolada gente de hoje parecerá estranho que homens de tal envergadura, e em momento tão angustioso, assim puerilmente se recreassem num congresso presidido pelo chefe da nação. E' que os nossos medalhões, envenenados pela rhetorica e pelo attitudismo, não alcançam certas formas da ultra belleza, nem comprehendem certos segredos da ultra psychologia.

Justamente porque era gravissima a decisão que iam tomar, e na realidade decisiva dos destinos do genero humano, procuravam manter a serenidade de espirito com repousantes trocas de idéas gentis, emquanto nas profundas dos respectivos cerebros o veredicto supremo se elaborava.

Passados quinze minutos nesta recreação espiritual, ergueu-se John Leland e disse com grande calma, depois de graphar num papel meia duzia de signaes :

— "Senhor presidente, a minha idéa está formada e eu a consigno nesta moção, que tenho a honra de submetter a 'votos. Vou lel-a.

Fez-se no recinto um augusto silencio. Si ainda houvesse moscas no anno 2228 poder-se-ia ouvir voar alguma na sala. Sentiam todos que a raça branca ia falar a palavra ultima, a palavra de sentença do mais alto tribunal que ainda se reuniu no mundo.

Leu Leland a sua moção, succinta e nitida como era de esperar. Sua voz soou como um dobre a finados. Apesar da firmeza de animo dos convencionaes, sentia-se que estavam todos de alma tensa como corda de viola em ponto de romper-se. Fugira-lhes das faces o sangue ; até o senhor Kerlog, sempre rosado, parecia um vulto de cera.

Quando o ultimo echo da moção -Leland morreu no ambiente de tumba, todas as cabeças se inclinaram para o peito e todos os olhos se fecharam. A raça branca elaborava o seu voto decisivo...

Alguns minutos transcorreram assim. Ao cabo, o presidente Kerlog murmurou :

— "Está a votos a moção Leland.

O primeiro que se ergueu foi Dudley.

— "Voto com Leland, disse elle, e sentou-se.

Ergueu-se em seguida Harmsworth e disse:

— "Voto com Leland.

O terceiro foi Abbot, que murmurou sem levantar-se da cadeira :

— "Idem.

Os outros limitaram-se a dar egual voto com uma simples inclinação de cabeça.

Estava lavrada a sentença de ponto final do negro na America. Sem verborrhéa, sem inutil dispendio de rhetorica, sem citação dos gros bonnets da ethnologia e da sociologia, traçara a Suprema Convenção da Raça Branca o diagnostico justo e dera o remedio exacto.

O presidente Kerlog pronunciou mais meia duzia de palavras e... prompto !

Confesso que fiquei desapontado. Quando miss Jane abordou o assumpto preparei-me para ouvir cousas tremendas. Uma Convenção ! A Convenção da Raça ! Nunca no mundo se reunira congresso mais alto e preposto a fins mais terriveis. Esperei portanto qualquer cousa de tão eloquente como um jacto de seis Mirabeaus, multiplicados por seis Dantons. Em vez disso, um homem que apresenta uma breve moção e mais cinco sujeitos ultra pacificos que a approvam friamente — alguns até com a cabeça, sem se erguerem das suas poltronas. Era demais !

— Só isso, miss Jane? exclamei com cara de espectador roubado.

— Só, respondeu ella, muito divertida com o meu logro. Que mais queria ?

Minh'alma de latino não se conformava com a falta de apparato.

— Queria uma tempestade com raios e trovões. Queria um Jehovah tonitroando na sarça ardente. Ou,, pelo menos, eloquencia, que diabo !

— Haverá maior eloquencia que a da precisão absoluta ?

Não me convenci. Não ia commigo tanta frieza. Meu sangue quente pedia barulho, berros, murros na mesa, desaforos... Resignei-me, porém, e a curiosidade tomou pé.

— Mas, afinal, que é que dizia a moção Leland ? indaguei.

— Ignoro, respondeu miss Jane. Foi secreta a decisão. Só o presidente, os seis convencionaes e depois os technicos do estado tiveram conhecimento dos seus termos.

Miss Jane sorria. Occultava-me qualquer cousa, com certeza para me surprehender no fim. Não insisti e, resignado, disse-lhe :

— Continue, miss Jane...

Miss Jane continuou.

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.