O Choque das Raças/Capítulo 21

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XXI


UMA DÔR DE CABEÇA
HISTORICA


— Quando os convencionaes deixaram a Casa Branca, o ultimo a despedir-se foi o senhor John Dudley, pae da côr numero 8 e autor das 72 invenções.

Era esse Dudley um velhinho de olhar muito vivo e alegre, cuja intelligencia tinha fama de ser a mais prompta da America, a mais facetada e contornante. Apprehendia tudo instantaneamente, sob todos os aspectos possiveis.

Ao apertar a mão do presidente Kerlog, disse elle com ar enigmatico :

— "Faço votos para que o senhor presidente descubra a solução pratica com a mesma facilidade com que o senhor Leland descobriu a solução theorica. Isso lhe trará, talvez, uma certa dorzinha de cabeça. Si por acaso se aggravar essa dôr de cabeça e não ceder a nenhum sedativo, lembre-se deste seu criado e chame-o. Quero ter a honra de curar uma dôr de cabeça historica...

Disse e sahiu a sorrir. Ficou o senhor Kerlog uns instantes a meditar naquellas palavras enigmaticas, que traziam evidentemente intenção occulta. O homem das setenta e duas invenções nada dizia ás tontas.

— "Será que possue John Dudley, como septuagesima terceira invenção, alguma famosa super-aspirina? pensou comsigo o chefe de estado. Mas o tumulto das preoccupações governamentaes logo o fez esquecer o incidente.

A semana que se seguiu á Convenção foi o peior momento de vida que ainda passou um presidente americano. O ministerio vivia em reuniões continuas e eram exhaustos que aquelles homens tomavam a furto bocados de repouso. A tarefa de manter o paiz em calma, de evitar a explosão das duas massas prenhes de electricidades contrarias e susceptiveis de explosão ao menor choque, se aggravava com a premencia de solver o caso dentro da formula votada pelos convencionaes. Mas entre propor com toda a frieza uma solução daquellas e descobrir os meios de possibilizal-a, ia um abysmo.

O ministro da Paz chegou a irritar-se.

— "São facilimas as soluções dessa ordem. Creio até que si, em vez de seis velhos leaders, reunissemos aqui seis creanças de escola o resultado seria o mesmo. E' absolutamente impraticavel a formula Leland.

O presidente Kerlog possuia um caracter mais obstinado que o do seu ministro. Assim foi que objectou :

— "Costumamos chamar impraticavel ao que não praticamos ainda. Lembre-se de Colombo com o ovo...

— "Perfeitamente, contraveio o ministro, mas já se passou uma semana e não nos occorre sahida. Estou cansado de examinar as suggestões dos nossos technicos, todas absurdas, porque em grao maior ou menor implicam o emprego da força, o que seria desencadear a tormenta. As suggestões de hoje — sete, parecem-me tão idiotas como as posteriores.

Na realidade assim era. Debaixo do mais absoluto segredo cerca de cincoenta technicos do estado, dos mais habeis que se puderam reunir, davam aos miolos as maiores torturas para afastar do remedio proposto por Leland o termo coacção.

Os ministros já manifestavam symptomas de surmenage. Horas e horas perdiam a debater o caso, e nem no somno tinham repouso : o trabalho mental sub-consciente os torturava de pesadelos.

No oitavo dia o presidente appareceu na sala de trabalho a cheirar um frasco de Era a dorzinha de cabeça prevista por John Dudley. No decimo dia essa dôr aggravou-se de modo a inspirar receio aos ministros. Felizmente a memoria do senhor Kerlogo deu de si a tempo e fel-o recordar-se das palavras do convencional ao despedir-se.

— "A dôr de cabeça mata-me, radiou elle para o homem das 72 invenções. Acuda-me com o remedio !"

No mesmo dia, á noite, reappareceu John Dudley na Casa Branca, sendo logo introduzido nos aposentos particulares do presidente.

— "Bemvindo seja, disse este com a mão na testa. A cabeça estala-me e a dôr não cede a sedativo nenhum. Acuda-me com a sua ultra-aspirina.

John Dudley sorriu com fina malicia.

— "Ouça-me, disse elle, ouça-me com attenção que sarará dentro de cinco minutos. O seu mal cura-se com um topico que só eu possuo.

E Dudley começou a falar. Ao cabo do segundo minuto o presidente Kerlog tirava a mão da testa. Ao fim do terceiro sorria. Ao quinto saltava da poltrona e vinha apertar nos braços o terrivel velhinho.

— "Maravilhoso !... Mas é assim absoluto o effeito ?

— "Fiz todas as experiencias e tirei todas as contraprovas. O effeito é absoluto !

— "Sem dôr, sem lesão, sem que o paciente siquer o suspeite ?

— "Exactamente !

Kerlog sorria com o olhar distante. O problema que em vão a politica tentara solver, a sciencia resolvia por um processo magico.

— "Effeito duplo, então? insistiu o presidente.

— "Triplo, aliás, retrucou o malicioso sabio.

O presidente fez cara de surpresa.

— "Sim, pois cura tambem as dôres de cabeça historicas...

Kerlog sorriu e novamente abraçou o homem das 73 invenções.

— Miss Jane, disse eu, está a senhora a judiar commigo ! Macacos me lambam se percebo qualquer cousa...

— Uma pontinha de mysterio é indispensavel para tempero dos romances. Vae o senhor Ayrton ser romancista ; deve pois ir aprendendo o subtil segredo da dosagem dos ingredientes...

Miss Jane estava a brincar, não havia duvida. Punha fogo ao estopim da minha curiosidade e deixava-o a arder...

— No dia seguinte, continuou ella, reappareceu o senhor John Dudley na Casa Branca, desta vez sobraçando um exquisito embrulho — um embrulho fôfo, como si contivesse cabellos humanos.

Entrou e passou uma boa hora em conferencia com o presidente e mais seus ministros.

O que lá houve ninguem conseguiu saber. Só se soube que, finda a reunião, ao descerem a escadaria, disse o ministro da Paz ao da Equidade:

— "O eterno ovo de Colombo ! Bem dizia o presidente que era necessario teimar...

— "E lindos ficam os cabellos ! commentou o da Equidade. Não só se alisam como afinam e se tornam sedosos. Morrerá o peixe pela carapinha, não ha que ver...

— Miss Jane... ia dizendo eu. A moça, porém, tapou-me a boca e deu o signal do chá.

Fiz a cara de compuncção com que sempre recebia o tal ponto e virgula. Mas errei.

— Não faça esse bico de creança, disse miss Jane com a sua finura habitual. O chá hoje é apenas virgula. O senhor Ayrton está convidado a jantar aqui.

Meu coração deu cabriolas dentro.do peito, e arrastado por um impulso incoercivel tomei... a mão da minha amiga e beijei-a. A mão ! Apenas a mão ! Timidez — teu nome era Ayrton Lobo...

— Mas o enigma dos cabellos, miss Jane ? Decifre-m'o logo que estou a arder de curiosidade, pedi-lhe logo depois do chá.

— Uma historia muito simples, senhor Ayrton. Dedicava-se John Dudley, havia longo tempo, ao estudo do cabello do negro, esperançado em descobrir o meio de alisal-o, e muito se falou na America, alguns annos antes, nos admiraveis resultados das suas experiencias. O sabio, porém, até 2228 não havia tornado publica essa invenção, que seria a septuagesima terceira. E ninguem mais pensava no caso quando, dois dias depois da sua conferencia particular com o presidente Kerlog, irradiou pelos Estados Unidos uma noticia sensacional : John Dudley havia emfim resolvido o difficil problema capillar.

Os raios Omega, de sua descoberta, tinham a propriedade miraculosa de alisar o cabello africano. Com tres applicações apenas tornava-se o mais rebelde pichaim, não só liso, como ainda fino e sedoso como o cabello do mais apurado typo de branco. Os raios Omega influiam no folliculo e destruiam nelle a tendencia de dar forma elliptica ao filamento capillar. Vencido este pendor para a forma elliptica, cessava o encarapinhamento, que não passa de méra consequencia mechanica.

Como é de suppor, immensa foi a repercussão da noticia. Cem milhões de creaturas reviraram para o céo os olhos agradecidos. Chegaram os negros a tomar-se de puro extase, convictos de que das alturas descera a pugnar por elles na terra alguma divindade, como outróra os bons deuses de Homero. Mal repostos ainda da emoção consequente á victoria de Jim Roy, uma outra os empolgava agora — e esta mais fecunda, pois redundaria num aperfeiçoamento da raça, num grande passo no caminho de approximal-os do branco. Já o pigmento fôra destruido e, embora o esbranquiçado da pelle não se revelasse côr agradavel á vista, tinham esperança de obter com o tempo a perfeita equiparação cutanea. Vir agora, e assim de chofre, o resto, o cabello liso, a suppressão do teimoso estigma de Cham, era, não havia duvida, signal de um fim de estagio. Reduzidas desse modo as duas caracteristicas estigmatizantes da raça, o typo africo melhorava a ponto de, em numerosos casos, provocar confusão com o aryano. Entre a miss naturalmente branca e loura e a negra despigmentada e omegada pelo processo Dudley, fazia-se quasi nulla a differença.

— Mas a côr dos cabellos? perguntei eu, sempre curioso de minucias.

—- Côr de cabello bem sabe o senhor Ayrton que não é coisa que dependa da natureza e sim da moda. Hoje, por exemplo, é moda o louro, e nas ruas só vemos louras — louras que amanhã apparecerão de cabellos negros como asa de corvo, si assim o determinar a moda.

Logo em seguida á noticia, estupefaciente como pitada de cocaina, incorporou-se a Dudley Uncurling Company, que estabeleceu em todas as cidades, e nestas em todos os bairros, Postos Desencarapinhantes, como vemos hoje surgir Postos de Vaccinação nos annos em que irrompe a variola. Esses postos multiplicaram-se ao infinito, de um modo magico, como si uma força occulta empurrasse a Dudley Uncurling ao desencarapinhamento da America negra no menor espaço de tempo possivel.

Era dos mais simples o processo. Tres applicações apenas, de tres minutos cada uma. Taes facilidades, juntas ao custo minimo, dez cents por cabeça, fizeram que os negros acorressem aos postos como cães famelicos a bofes fumegantes. A vida americana chegou a soffrer um collapso. Só se falava em raio Omega, em folliculo, em secção ellipsiforme e mais capillotechnicas. A principio irritaram-se os brancos com o que chamavam a segunda camouflage do negro ; por fim passaram a divertir-se com o espectaculo devéras curioso da subita transformação capillar de cem milhões de creaturas. As fabricas de pentes, grampos, loções, shampoings, brilhantinas, tinturas, etc., trabalhavam dia e noite sem conseguirem attender á subitanea procura de taes productos. Cabellereiros novos surgiam em todos os cantos e por mais que trabalhassem não davam conta do recado. As negras, sobretudo, viviam num perpetuo sorrir-se a si proprias, mettidas dentro de um céo aberto. Passavam os dias ao espelho, muito derretidas, penteando-se e despenteando-se gososamente. O seu enlevo ao correrem as mãos pelas macias comas omegadas fazia-as esquecer o longuissimo passado da humilhante carapinha. Brancas, afinal ! Libertas afinal do odioso estigma !

Neste ponto da narrativa chofrou-me o cerebro um raio de luz.

— Adivinho tudo, agora, miss Jane ! gritei batendo na testa. Adivinho a verdadeira solução do problema negro na America ! Nem expatriação, nem divisão do paiz. Apenas branqueamento do negro, egualificação com o branco, decifrei eu, contentissimo com a minha tacada.

Mas vi logo que errara de novo. riso com que ella esfriou o meu enthusiasmo percebi uma pontinha de piedade pela minha argucia — pela minha pobre argucia... Mas era tão boa miss Jane que não teve animo de humilhar-me, como devia. Disse apenas, delicadamente :

— Quasi, quasi adivinhou ! Está pertinho...

Como um caramujo cotucado, encolhi-me na poltrona donde me erguera no assomo de ardor devinatorio, e para disfarçar a rata estranhei aquelle desvio do assumpto principal :

— Mas a que vem esse incidente dos raios Omega no nosso romance, miss Jane?

A moça respondeu de lado :

— Joga xadrez, senhor Ayrton ?

Eu só jogava no bicho, mas menti, corando de leve :

— Assim, assim.

— Pois nesse caso deve saber que nas partidas bem jogadas um humilde movimento de peão tem tanta importancia para o cheque mate como um espectaculoso movimento de rainha. Considere este capitulo capillar um movimento de peão e ouça agora o que vou dizer de miss Astor.

— Movimento de rainha... rosnei. Miss Jane approvou com um olhar a minha agudeza.

— E de rainha amorosa ! completou.

— Amor em 2228 ? Inda haverá semelhante coisa em tempo tão recuado ?

— O amor é eterno, senhor Ayrton e, alem de eterno, invariavel. O que sussurrou Daphnis ao ouvido de Chloé, lá nos fundos da Grecia de Longus, sussurraria miss Elvin a um "gorilla pellado" de 2228, si por ventura descresse do sabino e adherisse ao homo, como suas companheiras.

Puz em miss Jane os meus olhos de carneiro flexado e suspirei. Seria capaz de "sussurrar" ao meu ouvido uma creatura que assim tão scientificamente falava do amor ?

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.