O Choque das Raças/Capítulo 23

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XXIII


A DERROCADA DE UM TITAN



MAS sarei, e o que me curou foi uma fita que andava a empolgar as multidões — "A féra do mar", por John Barrymorè. Havia nella um beijo como nunca no mundo se dera outro egual. Um beijo shakespireano, um beijo-força-da-natureza.

Eu, como de habito, assistia á fita pensando em miss Jane e ligando todas as scenas ao meu amor. No momento do beijo vi-me a beijal-a e tal foi o meu impeto que cravei as unhas numa coisa gorda que pousara no braço da minha poltrona.

— Sêo bruto ! berrou uma voz.

Olhei. Uma velha matrona de bigodes e verruga no nariz fulminava-me com os olhos.

Ergui-me, numa tontura, e sahi. O ar frio da noite serenou-me. Errei longo tempo pelas ruas desertas, até que em certo ponto me pilhei a monologar em voz alta :

— Mas não me escapa ! Agarro-a e dou-lhe o beijo de John Barrymore ! Quero ver onde vae parar aquella impassibilidade de puro espirito. Interfiro-a e quero ver...

Quarta, quinta, sexta, sabbado... Uff ! como custou a chegar o domingo !

Miss Jane recebeu-me com a serenidade antiga, curada já da sua momentanea fraqueza.

— Um pouco pallido, senhor Ayrton ! Esteve doente ?

— Um fiozinho de nervoso, miss Jane, mas já passou.

— Aborrecimentos lá na firma, com certeza...

— Talvez, miss Jane. Está-me envenenando este negocio de viver os domingos no anno 2228. Não supporto mais a burrice, a cegueira, a sufficiencia destes sapatões que atravancam o mundo com os seus horriveis fraques internos e externos.

Miss Jane consolou-me.

— Paciencia, senhor Ayrton, A vida é cheia de máos pedaços — mas ha bons pedaços para os que sabem esperar...

Passei a lingua pelos beiços, já agitado.

— Jim Roy, por exemplo... continuou ella.

— Ah, sim, o negro... gemi com displicencia, como quem se recorda de uma cousa muito distante. Naquelle momento eu estava tão longe de Jim Roy...

Miss Jane, porém, conseguiu recollocar-me no anno 2228.

— Jim Roy, por exemplo, ia ter o seu bom pedaço. Embora não comprehendesse a calma dos brancos e ainda tivesse a tinir na cabeça as palavras crueis de Kerlog, passou a acceitar como facto consumado o seu triumpho. O perigo passara. O perigo era o choque das duas raças, uma embriagada com a victoria, outra offendida no seu orgulho. Para isso contribuiu não só o vigor de Kerlog como tambem o opportunismo da septuagesima terceira invenção de John Dudley. Que maravilhoso derivativo ! A furia desencarapinhante dos negros fel-os esquecer completamente a politica. Datava de tres mezes a entrada em scena dos abençoados raios Omega e pelas estatisticas officiaes 97 % da população carapinhenta estava já omegada. Mais uma semana, e os ultimos postos se fechariam por falta de carapinha a alisar. Que magnifico dividendo iria distribuir a Dudley Uncurling Company !

Até Jim se omegara e o seu aspecto impressionava agora mais do que nunca. Tornara-se um admiravel typo de branco artificial, diverso dos brancos nativos apenas pela grossura dos labios, saliencia zigomatica e chateza das narinas.

Jim entretanto não se sentia o mesmo. Diminuira o seu vigor. Aquelles impulsos ferozes, a violencia selvagem que tantas vezes deflagrava em sua alma forçando-o a impor-se a mascara do self-control, estavam morrendo nelle. Já não era com ardor bellicoso que, derramando o olhar da imaginação sober o rebanho dos cem milhões de negros, sentia em si a possança de um novo Moysés. Cansaço, talvez. No ardor da lucta os musculos operam prodigios de resistencia. O abatimento só vem depois da victoria. Jim sentia o abatimento da victoria, depois de haver gosado o delirio do triumpho até á exasperação.

Ia realizar um ideal. O problema negro da America teria com elle no governo a unica solução justa.

— "A America é nossa, monologava. O branco não quer vida em commum ? Dividamol-a. Jim dividirá a America !

Avaliava muito bem os obstaculos tremendos que haviam de embaraçar a sua acção. Mas com pulso forte saberia quebrar todas as resistencias. E que gloria para a raça negra caber a ella o gesto decisivo na eterna questão ! E victoria o vel-a attestar ao mundo uma capacidade evolutiva e de realizações egual á do branco ! Moço ainda que era, havia de dar-se inteiro á nova republica negra e encaminhal-a aos mais gloriosos destinos.

E Jim sonhava o maior sonho que ainda se sonhou na America.

Na vespera do dia da posse estava elle á noite em sua residencia particular, solitario como sempre e immerso como sempre no seu grande sonho, quando alguem bateu.

O leader negro despertou e franziu a testa. Não esperava ninguem, não marcara encontro com pessoa alguma...

— "Está ahi um homem branco natural, veio dizer-lhe um criado.

— "Que entre, respondeu Jim, ainda com as rugas do "quem será ?" na testa. Breve pausa. De subito a porta do gabinete abriu-se e...

— "O presidente Kerlog !... exclamou Jim, surpreso da inesperada visita.

O leader branco, pallido como no dia da Convenção, entrou. Approximou-se vagarosamente do leader negro e poz-lhe a mão sobre o hombro, num gesto de piedade commovida.

— "Sim, o presidente Kerlog, o branco que vem assassinar-te, Jim...

Aquellas estranhas palavras desnortearam o leader negro, cujos sobrolhos se franziram interrogativamente. Por maior esforço que fizesse não penetrava o sentido da estranha saudação. Mas sorriu e disse :

— "A raça aryana não poderia prestar maior homenagem á raça negra do que elegendo para carrasco de Jim Roy tão nobre chefe. Que arma escolhe para a missão que traz, presidente Kerlog ? Veneno dos Borgias ou lamina de aço ?

O tom faceto de Jim Roy não desanuveou o ar sinistro do leader branco, antes o fez ainda mais doloroso.

— "Minha linguagem não é figurada, Jim. Venho de facto assassinar-te, repito.

Jim continuou a sorrir.

— "E eu repito : com o punhal de Brutus ou com o veneno dos Borgias ?

Kerlog encarou-o com infinita piedade e disse :

— "Arma peior, Jim. Trago na boca a palavra que mata...

O sorriso que pairava nos labios do negro começou a desapparecer.

— "Ninguem admira mais, proseguiu Kerlog, ninguem respeita mais o leader negro do que eu. Ouso até affirmar que dentro da America branca só eu o justifico e comprehendo de maneira absoluta. Vejo nelle um avatar de Lincoln, o sonhador de um sonho immenso de justiça. O homem que ha em Kerlog rende ao homem que ha em Jim Roy todas as homenagens. Mas o branco que ha em Kerlog vem friamente assassinar com a palavra que mata o negro que ha em Jim Roy...

Tonto pelo imprevisto rumo que ia tomando o duello, nada replicou o leader negro. Limitou-se a verrumar com os olhos o seu antagonista, como para extorquir-lhe o pensamento occulto. A pausa que se fez foi lugubre. Mas logo readquiriu Jim a sua habitual firmeza e disse com ironia dolorosa :

— "Não creio que o presidente Kerlog possua a palavra que mata. peito de Jim tem couraças por dentro. Quatro seculos de martyrio nas torturas physicas da escravidão e nas torturas moraes do pária enfibram a alma de quem resume cem milhões de irmãos. O peito de Jim traz couraças de rhinoceronte por dentro. Couraças á prova das palavras que matam...

— "Trazia... emendou mansamente o leader louro. O Jim de hoje não é o titan que o presidente Kerlog recebeu na Casa Branca. Quando o corisco fulmina o jequitibá, a arvore solitaria continua de pé, porém morta.

O negro presentiu a verdade daquillo. Recordou-se de que já não era o mesmo. Mas como o adivinhava Kerlog ? Como penetrava assim no seu imo ? Não confessara a ninguem a subitanea queda da sua força vital e nada a definia melhor que a imagem do leader branco : arvore siderada onde a seiva não mais circula...

Jim, entretanto, reagiu ; retesou-se de todas as suas energias em declinio e disse com glacial firmeza :

— "Não importa, presidente Kerlog. A Casa Branca restituirá amanhã a Jim Roy a força que o cansaço da victoria lhe roubou.

O leader louro pousou a mão sobre o hombro do leader negro e disse com profunda piedade :

— "Não subirás os degráos da Casa Branca, Jim...

Deu este um salto de panthera acuada e explodiu :

— "Por que ? Acaso conspiram os brancos contra a Constituição ? Querem elles o crime ?

Seu peito arfava.

— "Nada disso, retrucou suavemente Kerlog. Não penetrarás na Casa Branca porque lá não cabe Sansão de cabellos cortados. Tua presidencia seria inutil. Tudo é inutil quando o futuro já não existe...

O tom mysterioso de Kerlog impacientava o negro, que sentia algo de terrivel prestes a revelar-se.

— "Diga tudo, presidente Kerlog, diga essa palavra que mata ! gritou elle irritado.

O leader branco deixou cahir novas palavras de mysterio e tortura, cortantes como o fio das navalhas :

— "Tua raça foi victima do que chamarás a traição do branco e do que chamarei as razões do branco.

O negro esboçou um rictus de odio.

— "Traição !... E é o presidente Kerlog quem justifica a traição !...

— "Não justifico ; consigno. Não ha traição quando a senha é Vencer.

Jim sorriu com desprezo.

— "A moral branca...

— "Não ha moral entre raças, como não ha moral entre povos. Ha victoria ou derrota. Tua raça morreu, Jim...

O negro immobilizou-se. Suas narinas entraram a tremer. Suas feições se decompunham horrorosamente.

— "Tua raça morreu, Jim, repetiu Kerlog. Com a frieza implacavel do Sangue que nada vê acima de si, o branco poz um ponto final no negro da America.

Jim quedou-se um instante immovel.

— "Os raios Omega ! exclamou afinal, num clarão, agarrando os braços de Kerlog com os dedos crispados.

— "Sim, confirmou Kerlog. Os raios de John Dudley possuem virtude dupla. Ao mesmo tempo que alisam os cabellos...

Os olhos de Jim saltavam das orbitas. Seu transtorno de feições era tamanho que o leader branco vacillou de piedade. A raça cruel, porém, reagiu nelle. E, surda, quasi imperceptivel, aflorou em seus labios a palavra fatal

— "...esterilizam o homem.

Nem Shakespeare descreveria o aspecto do leader negro no momento em que a palavra assassina lhe espedaçou o coração. Um terremoto d'alma aluiu por terra o titan. Fel-o tombar sobre a poltrona, com esgares de idiota, encolhido como a creança inerme que vê serpente. Breves crispações de musculos passearam-lhe pelas faces. Dobrou o corpo sobre a secretária. Immobilizou-se.

O leader branco approximou-se daquella massa de titan extincto, afagou-lhe a pobre cabeça omegada e disse, com a voz rompida de soluços :

— "Perdoa-me, Jim...

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.