O Choque das Raças/Capítulo 24

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XXIV


CREPUSCULO


— No dia seguinte a essa noite tragica devia realizar-se a posse do 88° presidente americano, James Roy Wilde, vulgarmente Jim Roy, negro de raça pura nascido em Sonora, aos 23 de Abril de 2188, doutor em sciencias de governo pela Escola Technica de Direcção Social, despigmentado em 2201. e omegado vinte dias depois da sua victoria.

Leader inconteste da raça negra, para a qual sonhava um destino altissimo, merecia ainda dos brancos um respeito semelhante ao que na velha Roma o patriciado conferia aos libertos de valor excepcional. Era Jim um liberto do pigmento.

O choque das raças fôra prevenido, o que valeu por nova victoria da eugenia. A sociedade, livre de tarados, viu-se no momento do embate isenta dos perturbadores ao molde dos rhetoricos e fanaticos cujas palavras outróra impelliam as multidões aos peiores crimes collectivos. A exasperação branca do primeiro momento breve desappareceu. O bom senso tomou pé e o aryano poude philosophar com a necessaria calma. A opinião corrente admittia não passar a victoria negra de um curioso incidente na vida americana. Oriunda da scişão sexual do grupo aryano, fôra golpeada de morte no proprio dia em que nascera, em virtude da adhesão das sabinas ao homo. O proximo pleito restabeleceria o rythmo quebrado e do incidente nada restaria no futuro alem de um pouco mais de pittoresco na historia da America — qualquer cousa como, na serie dos papas, o pontificado da papiza Joanna.

A serenidade dos brancos reforçava-se ainda na confiança que todos depositavam em seus leaders reunidos em convenção. Embora se ignorasse o que os chefes natos haviam decidido no concilio secreto, nem por sombras ninguem admittia que não fosse a idéa lá vencedora a mais efficiente e justa do ponto de vista racial.

Do outro lado os negros, passada a crise de enthusiasmo do primeiro momento, e dada a fé que lhes merecia Jim Roy, entraram mais a gosar as delicias do omeguismo do que a deslumbrar-se com uma victoria politica, evidentemente precaria. E assim a mais inesperada surpreza da vida americana não trouxe nenhuma das calamidades publicas que acarimpelliam as multidões aos peiores crimes collectivos. A exasperação branca do primeiro momento breve desappareceu. O bom senso tomou pé e o aryano poude philosophar com a necessaria calma. A opinião corrente admittia não passar a victoria negra de um curioso incidente na vida americana. Oriunda da scişão sexual do grupo aryano, fôra golpeada de morte no proprio dia em que nascera, em virtude da adhesão das sabinas ao homo. O proximo pleito restabeleceria o rythmo quebrado e do incidente nada restaria no futuro alem de um pouco mais de pittoresco na historia da America — qualquer cousa como, na serie dos papas, o pontificado da papiza Joanna.

A serenidade dos brancos reforçava-se ainda na confiança que todos depositavam em seus leaders reunidos em convenção. Embora se ignorasse o que os chefes natos haviam decidido no concilio secreto, nem por sombras ninguem admittia que não fosse a idéa lá vencedora a mais efficiente e justa do ponto de vista racial.

Do outro lado os negros, passada a crise de enthusiasmo do primeiro momento, e dada a fé que lhes merecia Jim Roy, entraram mais a gosar as delicias do omeguismo do que a deslumbrar-se com uma victoria politica, evidentemente precaria. E assim a mais inesperada surpreza da vida americana não trouxe nenhuma das calamidades publicas que acarEm virtude disso é que o governo americano combinou com o senhor Abbot o lançamento da sua nova boneca nas vesperas da posse de Jim, como o melhor meio de prevenir a explosão de qualquer residuo anti-social ainda subsistente na alma americana. E foi assim que chegou o dia da posse sem prenuncios da menor tormenta.

Subito, porém, ás primeiras horas da manhã, irradiou pela America uma nova sensacional : Jim Roy amanhecera morto em seu gabinete de trabalho.

Violentissimo foi o abalo, dada a coincidencia de sobrevir essa morte justamente no dia da posse. Os negros viram nisso um golpe de força dos brancos e estes ficaram em suspenso, na duvida si seria um deliberado acto de violencia resolvido pelos convencionaes ou uma das muitas surprezas de que é fertil o acaso. Chegou a haver por parte dos negros um instinctivo movimento de revolta. Implantou-se-lhes no cerebro a convicção do crime e a velha selvageria racial rajou de sangue os olhos da panthera. Foi passageiro, entretanto, esse assomo. Aquella quebreira vital que Roy havia percebido em si ganhara tambem toda a massa negra. O fatalismo ancestral sobrepairou logo á raiva e o immenso corpo sem cabeça, num recuo de instincto, repoz-se no logar humilde donde o tirara a victoria de Roy.

A rã a que o viviseccador extrahe o cerebro passa a viver uma vida muscular cujos movimentos são apenas reflexos. Assim a população negra americana, a partir do momento em que a morte de Jim Roy lhe arrancou o encephalo. Agitava-se ainda, vivia — perdera o orgão coordenador de movimentos para fins definidos.

O segredo quanto á acção esterilizadora dos raios Omega conservava-se absoluto. Alem do ministerio, dos technicos do estado, de John Dudley e de miss Astor, já esposa do presidente Kerlog, ninguem mais o conhecia. Dos negros um só tivera a sua revelação, Jim Roy, mas torrara-o comsigo no forno crematorio.

Procederam-se a novas eleições e foi reeleito Kerlog por 100 milhões de votos. Normalizou-se a vida da America. Sua Majestade Baby reentrou no monopolio de toda a attenção, por um instante desviada pelo choque das raças.

Um facto entretanto fez-se notado. Mezes depois do apparecimento dos raios Omega o indice da natalidade negra cahia de chofre. Março, precisamente o nono mez a datar da abertura dos primeiros postos desencarapinhantes, accusava uma queda de 30 %. Esta porcentagem subia ao dobro em Abril e attingia a 97 % em Maio. Em Junho as estatisticas só registravam 122 negrinhos novos.

Em Agosto fechavam-se os postos e a Dudley Uncurling Company distribuia de dividendos 6 milhões de dollares.

Tornou-se impossivel guardar por mais tempo o segredo de estado — e nem havia razões para isso. O facto cahiu no dominio publico por meio de uma mensagem irradiada pelo presidente Kerlog, o documento que até hoje, na vida da humanidade, mais fundo calou na alma do homem. Dizia essa peça para sempre memoravel :

"O governo americano vem dar conta á America do golpe de força que foi arrastado em cumprimento da suprema deliberação dos chefes da raça branca, reunidos em palacio no dia 7 de Maio de 2228. Foi approvada nessa assembléa a moção Leland, resumida nestas palavras :

"A convenção da raça branca decide alterar a lei Owen no sentido de incluir entre as taras que implicam a esterilização o pigmento negro camuflado. A raça branca autoriza o governo americano a lançar mãos dos recursos que julgar convenientes para a execução desta sentença suprema inappellavel".

Assim autorizado, procurou o governo agir de modo a evitar perturbações na vida nacional; estava em estudos da materia quando John Dudley lhe trouxe a revelação da virtude dupla dos raios Omega. Adoptado esse maravilhoso processo, operou-se a esterilização dos homens pigmentados pelo unico meio, talvez, em condições de não acarretar para o paiz um desastre. O problema negro da America está, pois, resolvido da melhor forma para a raça superior, detentora do sceptro supremo da realeza humana".

Nem a noticia da victoria eleitoral de Roy, nem a revelação dos raios Omega, nem a nova da morte do leader negro causaram tão profunda impressão como a fria mensagem do presidente reeleito.

Brancos e pretos a receberam com egual assombro — seguido logo de uma sensação de allivio por parte dos primeiros e de uma sensação nova na terra por parte dos segundos.

Pela primeira vez na vida dos povos realizava-se uma operação cirurgica de tamanha envergadura. O frio bisturi de um grupo humano fizera a ablação do futuro de um outro grupo de cento e oito milhões sem que o paciente de nada se apercebesse. A raça branca, affeita á guerra como ultima ratio da sua majestade, desviava-se da sua trilha e impunha um manso ponto final ethnico ao grupo que a ajudara a crear a America, mas com o qual não mais desejava viver em commum. Tinha-o como obstaculo ao ideal da Super-Civilização aryana que naquelle territorio começava a desabrochar, e pois não havia render-se a fraquezas de sentimento, nocivas á esplendorosa florescencia do homem loiro.

A raça ferida na fonte vital pendeu sobre o peito a cabeça, como a planta a que o jardineiro estrangula a circulação da seiva. Ia passar. Esteril como a pedra, ver-se-ia extinguir num crepusculo indolor, mas de tragica melancholia.

E passou...

Decennios mais tarde, no maravilhoso jardim americano onde só abrolhavam camelias louras de petalas levemente acobreadas pela força mysteriosa do géo-ambiente, erguia-se, ao alto do monumento de gratidão erigido pelo socio branco em homenagem ao socio negro, o busto do velhinho magico que em 2228 curara a dôr de cabeça historica do 87° presidente...

Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.