Página:A Estrella do Sul.pdf/100

Wikisource, a biblioteca livre
94
VIAGENS MARAVILHOSAS

para reanimar um afogado. Cypriano sabia que este tratamento se applica igualmente a todas as especies de asphyxia, e no caso presente não havia outra cousa a fazer, porque não se observavam nem ferimentos, nem fractura, nem mesmo algum abalo serio.

— Olhe, senhor Méré, elle ainda aperta na mão um bocado de terra! fez notar Thomaz Steel, que ajudava a friccionar aquelle grande corpo preto.

E fazia-o com gana, o valente filho do Lancashire! Se estivesse a pulir com suor a palma da mão, como se costuma dizer, a arvore de uma machina de vapor de duzentos cavallos, de certo não applicaria á operação um punho mais energico!

Estes esforços não tardaram a dar resultado apreciavel. A rigidez cadaverica do joven cafre começou a diminuir pouco a pouco. A temperatura da pelle foi-se modificando sensivelmente. Cypriano, de nivel com o coração do rapaz, espreitava o mais pequeno signal de vida ; pareceu-lhe sentir na mão um fraco estremecimento de bom agouro.

Bem depressa se manifestaram melhores symptomas. Começou o pulso a bater, uma leve inspiração levantou quasi imperceptivelmente o peito de Matakit ; e logo uma expiração mais forte indicou a volta manifesta das funcções vitaes.

De repente dois valentes espirros sacudiram da cabeça até aos pés aquelle grande arcabouço negro, que ainda agora estava tão completamente inerte. Matakit abriu os olhos, respirou, voltou a si.

— Viva! viva! está o camarada salvo! exclamou Thomaz Steel, que escorria em suor, suspendendo o trabalho. Mas repare, senhor Méré, olhe que elle não é capaz de largar o tal bocado de terra que tem agarrado com os dedos.

O engenheiro tinha mais que fizer do que estar a observar cousa tão futil! Dava ao doente uma colher de rhum, e er-