Página:A Estrella do Sul.pdf/131

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

125


este defeito, era quasi perfeitamente oval. Cortando por este lado nada arriscâmos para o futuro.

Jacobus Vandergaart poz mãos à obra sem mais demora; escolheu na escudella uma pedra bruta de quatro a cinco karats, fixou-a com segurança na extremidade de uma especie de cabo e começou a esfregar as duas pelliculas exteriores uma de encontro á outra.

— Ia mais depressa se se clivasse, disse elle, mas quem havia de se divertir a dar uma martellada n'uma pedra de tal preço !

Este trabalho, muito demorado e monotono, não levou menos de duas horas. Depois de dar á faceta sufficiente tamanho para se poder apreciar a natureza da pedra, foi preciso polil-a na mó, e isto levou muito tempo.

Comtudo era ainda bastante de dia quando se concluiram aquelles preliminares. Cypriano e Jacobus Vandergaart, cedendo finalmente á curiosidade, approximaram-se para verificar o resultado da operação.

Offereceu-se a seus olhos uma bella faceta côr de azeviche, de uma limpidez e brilho incomparaveis.

O diamante era negro! Singularidade quasi unica, e em todo o caso muito excepcional, que augmentava ainda, se era possivel, o seu valor.

As mãos de Jacobus Vandergaart tremiam de commoção ao fazel-o scintillar aos raios do sol poente.

— É a gemma mais extraordinaria e mais formosa que jamais reflectiu os raios da luz! disse elle com uma especie de respeito religioso. O que será quando ella podér refractal-os depois de ser lapidada em todas as faces !

— E o senhor encarregava-se d'esse trabalho? perguntou Cypriano muito depressa.

— Certamente, meu filho! Seria a honra e o digno remate