Página:A Estrella do Sul.pdf/306

Wikisource, a biblioteca livre
300
VIAGENS MARAVILHOSAS

truz; depois fechou com uma sutura a incisão do pescoço e desembaraçou o animal das prisões que o obrigavam á quietação.

Dadá, muito abatido, abaixava a cabeça e não parecia por fórma alguma disposto a fugir.

— Parece-lhe que elle escapa, senhor Méré? perguntava Alice, mais commovida com os soffrimentos do seu favorito do que com o reapparecimento do diamante.

— Ora essa, miss Watkins; se me parece que escapa! respondeu Cypriano. Então imagina que eu teria tentado a operação se não tivesse a certeza d'isso?... Não! D'aqui a tres dias já não terá o menor vestigio, e não dou mais de duas horas a Dadá para que elle comece de novo a guarneccer a curiosa algibeira que acabámos de esvasiar!

Tranquillisada com esta promessa, Alice dirigia ao joven engenheiro um olhar reconhecido que o recompensava de todos os seus trabalhos.

N'aquelle momento mister Watkins, tendo conseguido convencer-se de que estava em seu perfeito juizo e de que tinha realmente tornado a encontrar a sua maravilhosa estrella, saiu da janella.

— Senhor Méré, disse elle com tom magestoso e solemne, acaba de me prestar um grande serviço, e não sei como poderei nunca recompensar-lh'o!

O coração de Cypriano começou a bater com violencia.

Recompensal-o!... Ah! mister Watkins tinha para si um meio bem simples! Então era tão difficil para elle cumprir a sua promessa, dar sua filha, que elle tinha promettido a quem lhe trouxesse a Estrella do Sul! E na verdade não era aquillo o mesmo que se elle a tivesse trazido do fundo do Transvaal?

Assim pensava Cypriano, mas tinha demasiado orgulho para que exprimisse aquelle pensamento em voz alta, e alem d'isso