Página:A Estrella do Sul.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

27


china era joven, por outro lado as rugas da testa, das faces e até da bôca, pareciam indicar uma idade já avançada. Era baixo, delgado, agil na apparencia, mas tinha certas cousas de pessoa de idade e por assim dizer de velhota.

Era rico ou pobre? Outra questão duvidosa. As suas calças de linho escuro, a blusa amarella de tecido de seda e algodão, o barrete de corda entrançada, os sapatos com solas de feltro calçados sobre umas meias de brancura immaculada, tanto podiam pertencer a um mandarim de primeira classe como a um homem do povo. A sua bagagem consistia em uma só caixa de madeira avermelhada com este letreiro a tinta preta:

H. Li
from Canton to the Cape,

o que significa «H. Li de Cantão para o Cabo. »

Alem d'isto o china era de um asseio extremo, não fumava, só bebia agua, e aproveitava todas as paragens para rapar a cabeça com o maior cuidado.

Cypriano não poude averiguar mais nada e bem depressa desistiu de pensar n'este problema vivo.

Entretanto iam passando os dias, succediam-se as milhas umas ás outras. Algumas vezes os cavallos iam depressa. N'outros momentos parecia impossivel fazel-os sair do passo. Mas pouco a pouco diminuia o caminho, e em um bello dia a carroça-diligencia chegou a Hope Town. Na jornada seguinte passaram alem de Kimberley. Depois começaram a ver-se no horisonte cabanas de madeira.

Era New Rush.

O acampamento dos mineiros n'esta localidade parecia-se com o que costumam ser, em todos os paizes recem-abertos á civilisação, essas cidades provisorias que saem da terra como por encanto.