Página:A Estrella do Sul.pdf/92

Wikisource, a biblioteca livre
86
VIAGENS MARAVILHOSAS

— Ainda que de dois em dois mezes ou de tres em tres mezes acontecesse uma fortuna d'estas, — dizia elle comsigo — ficava com isso mais adiantado? Não é de um diamante de sete karats que eu preciso; é de mil ou mil e quinhentas pedras como esta... senão perco miss Watkins, que será possuida por esse James Hilton ou outro qualquer rival tão bom como elle !

Ora Cypriano, voltando para o Kopje depois do lunch n'um dia pesado de calor e poeira — d'essa poeira encarnada, que faz cegar a gente, fluctuando quasi constantemente na atmosphera das minas de diamantes, — ia todo entregue áquellas tristes reflexões quando de repente recuou horrorisado ao voltar a esquina de uma cabana isolada. Apresentava-se a seus olhos um espectaculo lastimoso.

Na lança de um carro de bois, encostado á parede da cabana com a parte posterior para o chão, estava enforcado um homem. Aquelle corpo immovel, com os pés caidos para baixo e as mãos inertes, caía como um fio de prumo, fazendo com a lança um angulo de vinte graus, n'uma toalha de luz deslumbrante.

Era sinistro.

Cypriano, primeiro estupefacto, sentiu logo um grande impulso de compaixão, quando reconheceu o china Li, pendurado pelo pescoço, por meio do proprio rabicho, entre o céu e a terra.

O joven engenheiro não hesitou um só momento no que havia primeiro a fazer. Trepar até á extremidade da lança do carro, agarrar por baixo dos braços o corpo do paciente, içal-o para fazer parar os effeitos da estrangulação, e em seguida cortar o rabicho com a faca de algibeira,— foi para elle obra de meio minuto. Feito isto, deixou-se escorregar com precaução e pousou a carga á sombra da cabana.

Era tempo. Li ainda não estava frio. O coração batia-lhe com