Página:A Guerra de Canudos.djvu/100

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
86
A Guerra de Canudos

ralo flanqueavam a columna, seg-uindo-a tambem e a precedendo.

Interrogados, deram algumas informações sobre Canudos; a mais importante era a sobre o pessoal lá existente. « Havia muita gente e disposta á bastante brigar, » disseram, e em Cocoróbó e Pequeno, numerosos piquetes esta vam decididos a obstar a passagem das forças. Pretextaram sua presença ali, visto andarem procurando mel, para levarem-n'o ás suas familias, no arraial. Foram esses os primeiros prisioneiros e n'esse caracter seguiram.

De Serra Vermelha avista-se ao longe a serrania de Cocoróbó, cortando o horisonte de N. á S. com seu perfil azulado e magestoso. Até ali, no amplo sertão que se descortina, o terreno é arido e escalvado, a vegetação esparsa e rasteira, predominando a vassourinha. A' esquerda está a Serra Vermelha, com seus picos irregulares e nús, coberta d'uma terra avermelhada, que fornece a mesma côr ao sólo, onde acampavamos. A' direita o vasto catingai sem limites, até onde a vista o alcança.

Lugar silencioso, ermo e baldo de attractivos, a athmosphera ennevoada e pardacenta. Apenas alguns bandos álacres de papagaios e maitácas, animavam á espaços, com ensurdecedora gritaria, em rapido vôo, aquelle deserto.