Página:A Guerra de Canudos.djvu/110

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
96
A Guerra de Canudos

mister tomar de assalto posições, mesmo reputadas inexpugnaveis. Não menos bravos se mostraram os fanáticos, batendo-se com disciplina e esforço, proprios de tropas aguerridas e exibindo grande tenacidade e firmeza na defesa.

A collocação das brigadas victoriosas manteve a mesma ordem, ficando na esquerda a 5ª e na direita a 4ª e na retaguarda o esquadrão de lanceiros. A 6ª, durante o assalto fazia a retaguarda e movendo-se com lentidão e calma, apezar de também ser hostilizada, recolhia os feridos e protegia o grande comboio, agindo correctamente o coronel Pantoja em tal encargo.

As nossas perdas provenientes do combate, foram sensiveis: ficaram mortos no campo o 2° tenente Gaudie Souto, addido ao 12° e 26 praças; foram feridos 9 officiaes, com o general Savaget e 141 praças, ao todo 178 baixas. Foram esses os primeiros claros abertos nas fileiras da ultima expedição a Canudos, pelas balas dos conselheiristas.

Os fanaticos, além de sessenta mortos, vistos, não deixaram um só ferido nas trincheiras, revelando, assim, alto espirito de solidaridade e dedicaço aos seus. Si, como é natural, não foi possível o extermínio do inimigo, não se podem contestar as grandes vantagens obtidas com a