Página:A Guerra de Canudos.djvu/133

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
115

marcha, d'ali em diante, foi executada sob fogo intenso, em pleno combate sustentado com vigor.

A 1.ª columna já estava ao pardas occurrencias da 2.ª, e as brilhantes façanhas d'esta de certo modo influiriam no animo dos bravos officiaes e soldados da outra. Ao entardecer, o 25.° sempre na vanguarda, tendo a frente o brioso capitão Benjamin, chegou á um planalto, d'onde a 1200 metros divisavam Canudos.

Estava, portanto, o batalhão na Favella, o celebre morro, onde começavam taes factos succeder. Ali, o 25.° manteve lucta vigorosa contra grande numero de fanaticos, emboscados maravilhosamente nos picos dos cerros que dominam aquella posição. Ainda commandou essa phrase da acção o capitão Benjamin, até que o tenente-coronel D. Barreto, assumindo-lhe a direcção, deu-lhe maior vigor, empenhando n'ella todo o 25.°

O grosso da columna ia chegando aos poucos, mas sem directamente tomar parte no combate, se abrigava como era conveniente. A artilharia avançava, collocando successivamente em acção os canhões. Todo esse serviço era executado sob fuzilaria mortifera e intensa do inimigo, além de bem abrigado, senhor de todas as estradas do arraial.