Página:A Guerra de Canudos.djvu/233

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
197

rando espaçadamente e produzindo-nos mais victimas. Por sua vez os soldados, dezorganizados os batalhões pelos accidentes do terreno e necessidades de manobras, tambem se entrincheiravam nas casas, enfrentando o inimigo.

Então, não foi mais possivel levar avante a carga; grande parte dos officiaes tinha perecido no assalto e maior numero ferido, incluindo o coronel Serra Martins. O general A. Oscar, estabelecendo seu quartel-general em ponto apropriado, na casa que foi de António Fogueteiro á entrada da Cidadella, auxiliado pelo general Silva Barbosa, dava as precisas ordens para ser restabelecida a formatura, o que se tornava impossivel ser executado. O combate continuava renhido, estando todo pessoal n'elle empregado. O continuo fuzilar das armas, dava tom eminentemente bellico aquella acção memoravel.

A artilharia com muito esforço conseguiu avançar mais, para tomar posição no meio do povoado; poude lentamente, com os muares feridos, as guarnições reduzidas á um terço, tirantes partidos, galgar o terreno que faltava para lá chegar. Foi alvo da perseguição do inimigo, que indignado pelo grande mal por ella causado, cobriu-a de balas, pretendendo aniquilal-a.