Página:A Guerra de Canudos.djvu/274

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
236
A Guerra de Canudos

marcha de 16 leguas. Não houve quem pudesse esquivar a taes martyrios, de que talvez não haja memoria na historia das nossas anteriores campanhas.

Emfim, após commovedoras peripecias, o grande nucleo de feridos e doentes, com 5 dias de marcha chegou a Monte Santo, sem ter sido atacado pelos fanaticos, o que é de admirar. D'aquella villa, onde no serviço da praça lavravagrande desorganização, partiram os invalidos para Queimadas, e, d'ahi para S. Salvador, onde a caridade do povo auxiliou para libertar da morte, muitos á ella destinados. N'essa emergencia, o Comitê de soccorros sob a chefia do benemerito cidadão Lellis Piedade prestou auxílios taes, que certamente perdurarão na memoria de todos quantos d'elles se utilisaram.



As operações embora estacionassem pela absoluta impossibilidade do estabelecimento do sitio, já deliberado pelo general Arthur Oscar e pela dolorosa experiencia dos sangrentos assaltos, que desfalcaram de modo notavel as fileiras, todavia, não ficaram de todo paralizados.

Emquanto não chegavam os reforços solicitados pelo general em chefe e que estavam em marcha, as tropas que em Canudos e Favel-