Página:A Guerra de Canudos.djvu/343

Wikisource, a biblioteca livre
A Guerra de Canudos
287

poude impedir aoccupação das emboccaduras das ditas estradas, ficando assim em correspondência todas as forças em volta do arraial, que ficava totalmente cercado e impedida a sahida do inimigo, a não ser um ou outro homem, que o fizesse á noite e por veredas e trilhos de arriscado transito, no já referido trecho.

O general em chefe, na ordem dia n. 134, de 24, fez sciente ao exercito da grata noticia de estar fechado o sitio de Canudos e entregava a manutenção das posições conquistadas á bravura e tenacidade das tropas; no mesmo documento, pelo general Arthur foram, além de outros, louvados pela realização da importante empreza os tenentes-coroneis Siqueira Menezes e Candido Mariano, e o tenente Gustavo Guabirú e attribuia o bom resultado das operações que determinaram o fechamento do sitio, á "intelligencia e tino militar do illustre general João da Silva Barbosa, commandante da 1ª. columna"; a quem o commando em chefe se confessava agradecido e louvava.



Estava pois, completo, o cerco, após tantos esforços e a feliz nova echoava no Paiz, vendo a proxima terminação da sangrenta lucta. E, na verdade, o mais dependia do tempo,