Página:A Guerra de Canudos.djvu/371

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Guerra de Canudos
309

Na épocha em que se realizavam os factos atráz consignados, a situação dos jagunços attingira a extremo gráo de desolação, nunca por elles experimentada. Conforme já citámos, todas as contrariedades, privações e miserias que nos acabrunhavam, reverteram inteiramente sobre elles.

O sitio estava completo e reforçado pelos grandes contingentes chegados n'aquelles dias. Os fanaticos estavam para sempre encerrados em seu antro e a grande serie de desditas que ha tempos os atormentavam, teria d'entre poucos dias, tragico desfecho. Isso, elles o comprehendiam, atacando valorosamente as poderosas trincheiras, d'onde recuavam, batidos.

Agóra, os tiroteios succediam-se de hora em hora, em todos os pontos. Ao escurecer, occasião em que mandavam as mulheres e creanças se proverem d'agua no unico deposito que lhes restava, os jagunços em massa, dos seus abrigos empenhavam-se n'um fogo sem fim, continuado, queimando cartuchos prodigamente; os soldados em todo perimetro do sitio, respondiam com energia áquelles ataques, produsindo um pipocar tão intenso e ruidoso, que nos ensurdecia. As balas cruzavam aos