Página:A Patria Brazileira.djvu/181

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 165 —


jiisação exigida, conforme declarara na nota que transcrevemos, conseguindo, porém, submetter o assumpto á arbitragem do Rei Leopoldo, da Bélgica, que, em 1865, reconheceu positivamente os direitos do Brazil.

Somente depois dessa decisão e por mediação espontânea do Governo Portuguez foram restabelecidas as relações diplomáticas com a Inglaterra. Vem a propósito falar-vos desse .acontecimento.

A esse tempo, achava-se o Imperador no Rio Grande do Sul, para onde seguira em consequência da invasão paraguaja naquella província.

Alli, em Uruguayana, foi encontral-o, em Setembro de 1865, o Ministro em missão especial mandado pelo Governo Inglez, Eduardo Tliornton, que, além das credenciaes do estylo, era portador de uma carta autographa da Rainha da Inglaterra para a Imperatriz do Brazil.

Recebido por D. Pedro, com toda a distincção, pronunciou o Ministro as seguintes palavras:

«— Senhor — Tenho a honra de depositar nas mãos de Vopsa Magestade Imperial a carta pela qual Sua Magestade a Rainha de Inglaterra dignon-se acreditar-me como seu enviado, em missão especial, junto de Vossa Magestade Imperial, e supplico a Vossa Magestade Imperial se digne acolher com a sua reconhecida benevolência as seguranças de sincera amizade e as expressões que me conferiram Sua Magestade a Ramha meu Governo.

Estou encarregado de exprimir á Vossa Magestade Imperial o sentimento com que Sua Magestade a Rainha viu as circumstancias que acompanharam a suspensão das relações de amizade entre as Cortes do Brazil e Inglaterra, e de declarar que o Governo de Sua Magestade nega da maneira a mais solemne toda a intenção de oífendei* a dignidade do Império do Brazil; e que Sua Magestade acceita completamente e sem reserva a decisão de S. Magestade o Rei dos Belgas, e será feliz em nomear um Ministro para o Brazil logo que Vossa Magestade Imperial •estiver prompto a renovar as relações diplomáticas.

Creio ter fielmente interpretado os sentimentos de Sua Magestade e do