Página:A Patria Brazileira.djvu/209

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 193 —


iiheiro. Assim se fez, e foi tão difflcil o desembarque que o destemido joven foi á terra a nado e alli passou uma noite inteira sem roupas, nem provisões, sendo quasi devorada vivo pelos caranguejos, aos quaes por mais de uma vez teve que disputar a própria vida. Não obstante, com admirável sangue frio, conseguiu seu intento, e, ao voltar para bordo no dia seguinte egualmente a nado, affirmou que encontrara o ponto marcado na planta, mas obstruido por um enorme desmoronamento de terra vermelha, que só com muito trabalho poderia ser removida. Accrescentou que era exactíssima a descripção feita a seu pae, mas, que por preçÓ algum, passaria outra noite naquelle logar, ainda mesmo que todo o thesouro lhe podesse vir a pertencer, tão aterrado ficara!

A essa simples visita, seguiu-se uma verdadeira expedição, na barca Áurea, cujos tripolantes permaneceram na ilha desde 2.5 de Março até 17 de Abril de 1885, quando, desanimados pelas moléstias, deficiência de agua e de provisões, abatidos pelo calor e impressionados pela solidãoda ilha, abriram mão da empreza, abandonando mesmo osinstrumentos da exploração.

Já em 1881 o Snr. E. F. Knight, rico advogado em Londres, em viagem de recreio, estivera durante alguns dias na ilha da Trindade, passando, porém, taes perigos e dissabores por causa do desembarque e em terra, que descrevendo essa viagem diz que €por motivo algum poria de novo os pés em similhante ilha».

Pois bem, tendo conhecimento da historia do thesouro por um dos expedicionários da Áurea, fez diversas pesquizaspessoaes, e convenceu-se tanto da sua veracidade que, apezar do solemne protesto feito dez amios atraz, organizou em 18S9 uma importante expedição e voltou áquella ilha a bordo do yatch «Alerte», para tal fim comprado. Este emprehendimento foi tão commentado pela imprensa e tal enthusiasmo