Página:A Patria Brazileira.djvu/210

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 194 —


despertou, que dos treze companheiros do Snr. Kniglit, tripolantes do «Alerte», nove eram voluntários, que ainda lhe pagaram cem libras para fazer parte da expedição, devendoIhes caber uma quota do thesouro, caso fosse encontrado.

Lá desembarcaram, após paciente espera de dias por uma occasião menos desfavorável, e levando comsigo tendas, provisões abundantes e instrumentos, estabeleceram um acampamento relativamente confortável, iniciando os trabalhos de excavação que duraram três mezes. Exgottados os recursos ou desanimados pelo cançaço, resolveram retirar-se, convencidos antes da deficiência de seus esforços ou da imjDropriedade dos meios empregados, do que da não existência do thesouro; tanto que o Snr. Knight, conclue assim a interessante obra em que descreve miudamente todas as peripécias de sua segunda visita á Trindade e da qual tiramos estes apontamentos: (*)

— «O Snr. ainda acredita na existência do thesouro? — é uma pergunta que innumeras vezes me tem sido feita. Conhecendo o que eu conheço do assumpto, tenho muita pouca duvida quanto á veracidade da historia do pirata russo, e sobre terem sido os thesouros de Lima enterrados na Trindade; porém, se elles já foram tirados ou se ainda lá se acham e nós não os podemos encontrar por nos faltar talvez algum dado essencial nas indicações que nos guiavam, é o que não posso afflrmar,»

Em outro ponto, escreve o mesmo auctor, referindo-se a duas outras egualmente infructiferas expedições de americanos, posteriores á sua:

«A perda de homens e de botes pelas rasacas, as moléstias e numerosos perigos, abateram os exploradores, que abandonaram a ilha antes de emprehender qualquer pesquiza seria. Dir-se-ia que a Trindade é uma

[*} Tlie Ciuizo of the o Aleite r,. The nairalive of a searcli for treasurc on lhe desert island of Tnnidad. Londres — 1899 — Ga edivão.