Página:A Patria Brazileira.djvu/277

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 259 —


culinários, não só por ser mal saborosa, como porque é de consistência mucilaginosa, e de cheiro de alguma sorte desaiíTadavel. »

Jjaleia.

Quanto á baleia, que mede muitos metros de comprimento, tào alterosa e corpulenta que para ser desmanchada ha necessidade de escadas, só é vista.////"Hiir′ r ii Mwr nw mLgiiuA-j

na costa do Brazil em determinado tempo.

Ella habita de preferencia as regiões polares, de onde vem, em cardumes, em certas

epochas, procurando aguas de regiões mais quentes, para .poder crear os filhos, e regressa a seus domínios quando estes já estão em condições de supportar as frigidas.

Sua pesca, no Brazil, faz-se hoje principalmente no Estado da Bahia, onde são.encontradas em grande quantidade de Junho a Dezembro, e i)roporciona quantiosos lucros aos exploradores.

Vendem a carne, que é preta e por muita gente apreciada; e da gordura, em quantidade considerável, fazem azeite para illuminação e outros usos, aproveitando-se ainda as barbatanas e o immenso esqueleto para diversos fins industriaes, além da espermacete, que lhe extraem do cérebro, para a fabricação de velas.

Até 18G2 a cidade de S. Salvador, por exemplo. Capital do Estado da Bahia, era illiuninada a azeite de baleia.

Em rápidas palavras, dar-vos-emos uma ligeira noticia da perigosa i)esca, aíim de formardes uma idéa approximada da ousadia dos que vão perseguir o temeroso cetáceo, umas