Página:A Patria Brazileira.djvu/35

Wikisource, a biblioteca livre
— 19 —


Legação brazileira, D′ Dário Galvão; Secretario da Legação em Paris, D′ Hyppolito de Araújo, que foi Secretario da Missão Rio Branco; ex-Secretario da Missão Especial, actual Secretario da Missão em Londres, Snr. Domicio da Gama; seu filho e Secretario, Raul Paranhos do Rio Branco; Luiz Cavalcante, auxiliar da Missão; engenheiro Gonçalves Tocantins, do Pará; e correspondente especial do Jornal do Commercio, Snr. Roberto de Mesquita.

Está annunciado que ás il 1/2 horas os representantes da França e do Brazil serão intimados da decisão arhitral. Reina entre todos os presentes verdadeira anciedade: os minutos são contados como horas.

Faltam ainda uma hora e trinta minutos para que chegue o D" Gustavo Grafflna, Secretario do Departamento Politico Federal, portador do laudo; entretanto, de momento a momento, todos se voltam instincti vãmente para a porta, que dá entrada no salão, como si já fosse possível a presença do eminente mensageiro.

Ninguém pode imaginar como está nervoso o Barão do Rio Branco: S. Ex. está alheio a tudo que o cerca, absorto em um mundo de pensamentos relativos á questão, cujo desfecho se espera.

Em um dos cantos, ao fundo do salão, destaca-se um husto de hronze do finado Visconde do Rio Branco, cuja expressão doce e tranquilla parece animar a espectativa anciosa, mas confiante, de seu glorioso filho...»

«Berna. — l.«de Dezembro. — 11 liDras e 55 minutos da manhã. — Precisamente á hora marcada, 11 horas e meia da manhã, o D Cnistavo GrafiSna intimou ao Barão do Rio Branco a sentença arbitral. Os conside7′ anãos formam um pequeno volume impresso, escripto em allemão e francez. Só hoje teve logar a votação de que resultou a sentença, sendo o laudo assignado pelos Snrs. Walter Hauser, Presidente, e G. Ringier, Ghanceller da Confederação.