Página:A Reforma da Natureza (12ª edição).pdf/40

Wikisource, a biblioteca livre

CAPÍTULO XI

NEM TUDO EMÍLIA PERDEU



DONA BENTA estava examinando o galo da testa da negra, quando ouviu umas batidinhas na porta. Mandou que Narizinho abrisse. Eram as jabuticabas.

— Dona Benta — disseram elas muito zangadinhas — viemos queixar-nos da peça que a Emília nos pregou. Imagine que nos transferiu dos nossos galhos na mamãe-jabuticabeira para um pé de abóbora — uns talos molengões que andam pelo chão. E ficamos presas ali, encostadas à terra, a nos sujar de pós e ciscos. Ora, isso é um despropósito, porque somos frutas de galho e não do chão, como certos porcalhões que conhecemos.

(A Razinha cochichou para a Emília: "Isso deve ser indireta para os morangos.")

— Vocês têm razão, jabuticabinhas — disse Dona Benta — e vou repô-las todas no lugar certo. Impossível admitir que umas criaturas delicadas como vocês andem pelo chão. Chão é bom só para abóbora.

E voltando-se para Emília:

— Vá desfazer o que fez! — ordenou rispidamente.

Emília fez beicinho e disse para a Rã: "Ela era democrática quando saiu daqui. Depois que lidou com os ditadores da Europa, voltou totalitária e cheia de "vás". Pois não vou!" — e não foi! As abóboras e as jabuticabas tiveram de arrumar-se sozinhas.

Pedrinho veio dizer que as laranjas das laranjeiras estavam descascadas e havia um milhão de passarinhos em cima, dando cabo de todas.

Dona Benta explicou:

— Emília, eu reconheço as suas boas intenções. Você tudo fez na certeza de estar agindo pelo melhor. Mas não calculou uma porção de inconveniências que podiam acontecer — e estão acontecendo. As laranjas, por exemplo, seria ótimo se pudessem vir já descascadas — mas se fosse assim, tornava-se impossível o comércio das laranjas, o transporte de um ponto para outro. E além disso, descascadas, elas ficam muito mais sujeitas aos ataques das aves e insetos. A casca é uma defesa indispensável. Assim também as abóboras na jabuticabeira. São frutas muito grandes para ficarem em