Página:A campanha de Canudos.pdf/101

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
a campanha de canudos
97

de infantaria e o esquadrão de cavallaria ; a segunda, sob o com­mando do coronel Ignacio Henrique de Gouveia, era formada pelos batalhões 16, 25 e 27 de infantaria ; a terceira, final­mente, sob o commando do coronel Antonio Olympio da Silveira, se compunha do 9 e 15 batalhões de infantaria e do 5° regi­mento de artilharia de campanha.

A segunda columna, commandada pelo general Claudio do Amaral Savaget, constava de tres brigadas tambem, destinadas todas a operar pelo sertão do vizinho Estado de Sergipe. A pri­meira dellas, constituida pelos batalhões 12, 31 e 33 de infan­taria, e uma divisão de artilharia, foi confiada ao commando do coronel Carlos Maria da Silva Telles ; a segunda, composta dos batalhões 34, 35 e 40 de infantaria, ficou sob as ordens do co­ronel Julião Augusto Serra Martins ; e a terceira, commandada pelo coronel Donaciano de Araújo Pantoja, comprehendia os ba­talhões dè infantaria 26 e 32.

No dia 21 de maio, o general Arthur Oscar assumiu o exercicio do cargo de commandante do 3° districto militar, que ficou accumulando com o de chefe das forças em operações no centro da Bahia.

A esse tempo, se tornava sensivel a falta de força publica para guardar na capitai as differentes repartições, quer da União quer do Estado. E foi para attender a essa necessidade que o mi­nistro da justiça permittiu o aquartellamento do 5° batalhão da guarda nacional, sob o commando do tenente-coronel Manuel Lopes Pontes, de accordo com a requisição feita pelo governador da Bahia.

Aquartelou tambem, mas ficando em reserva para marchar, na hypothese de ser solicitado reforço, o batalhão patriotico Mo­reira Cesar, que o tenente-coronel Abdon Alves de Abreu havia organizado.

Em Queimadas, o coramandanto cm chefe da expedição tra­tava do fazer seguirem para a villa de Monte Sancto os batalhões componentes da primeira brigada, á medida que cada qual delles mostrava-se suficientemente aguerrido. Ao mesmo tempo, o ge­neral Savaget partia para Aracajú depois de ter combinado com o general Arthur Oscar o dia em que mais conviria tentar o assalto