Página:A campanha de Canudos.pdf/49

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
45
a campanha de canudos


O Governo do Estado, comtudo, dissentindo da medida assim tomada, e attendendo á conveniência de guarnecer Monte Sancto, aterrada por constantes ameaças, e, mais do que qualquer outra, exposta á invasão dos jagunços, determinou ao contingente do regimento policial que, sob o commando do capitão Virgilio Pereira de Almeida, fazia parte da expedição, se desligasse della e fosse aguardar ordens e reforços naquella villa.

Entrementes, o general Solon era exonerado do commando do districto, já por haver o governador, escrevendo ao vicepresidente da republica, dito — que julgava prejudicial á Bahia a permanência ahi do referido militar, tal era a pre­ venção do espirito deste sobre os negocios locaes; já por ter o ministro interino da guerra — general Dionysio de Cerqueira informado — que aquelle seu collega excedera as ordens rece­bidas, e consentira na publicação dos planos de ataque a Canudos.

O coronel Saturnino Ribeiro da Costa Junior, assumindo interinamente o commando do districto, resolveu aproveitar a idéa, e satisfazer os desejos do major Febronio, fazendo-o marchar contra Canudos.

Tendo recebido, neste sentido, a communicação necessaria, respondeu — no dia 20 de dezembro — o major Febronio com o telegramrqa seguinte:

« Cumprirei vossas ordens, aguardando o trem. Canhão segue amanhã, e 15 praças doentes. Forças exercito precisam remonta 100 homens, pelo menos, e officiaes. Segue um acom­panhando doentes. Julgo conveniente mandeis substituir alferes Araújo, do 5º. Mandae bom artilheiro. Canudos podia a esta hora estar sendo liquidado, si não fossem contrariedades a que me súbmetteram, abatendo até indizivel euthusiasmo da força. Vida publica tem destes revezes. »

Da leitura deste despacho se conclue — quanto fôra penoso ao major Febronio de Brito obedecer á ordem de regresso, que inopinadamente lhe havia sido transmittida. Elle deixava trans­parecer ali toda a mágoa que o affligia, por ter perdido a melhor opportunidade de bater os assectas do Conselheiro ; nem outras podiam ser as contrariedades a que alludia o digno militar.