Página:A campanha de Canudos.pdf/57

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
53
a campanha de canudos


tava da de infantaria, no momento em que se tinha decidido pela retirada, comparavel no seu conceito à de Bourbaki sobre as fronteiras da Suissa. Debalde, finalmente, o commandante da expedição lembrou — que melhor lhe teria sido dar o assalto por Geremoabo e por Massacará.

Debalde, porquanto a todos pareceu que ao mesmo commandante cumpria reclamar das autoridades competentes quaesquer medidas, que porventura suppozesse necessárias para levar a bom termo o seu commettimento. E só na hypothese de lhe serem ellas negadas, ou repudiado algum plano suggerido por si, poderia então culpar o Governo pelo máu exito da diligencia emprehendida.

Sabe-se, porém, que só pelo arsenal de guerra da Bahia foram fornecidos á expedição 49.500 cartuchos embalados para carabinas Mannlicher e 50 carabinas deste systema.

Sabe-se, egualmente, que com a mesma expedição seguiram o 1° sargento da companhia de operários militares do dito ar­senal— João Baptista de Medina, e o soldado João Baptista Mon­teiro, para se encarregar dos pequenos concertos de que viessem a carecer as armas de fogo das praças destacadas. E que levaram elles comsigo uma forja portátil, pertencente ao regi­mento policial do Estado, uma pequena bancada, uma safra, e mais ferramenta indispensável no caso, fóra muitas molas em espiral, de sobresalente.

Pelo allulido arsenal, ainda, foram remettidos com des­tino à expedição dous canhões Krupp 7,5 com os respectivos re­paros, armões e competentes arreios de tracção; bem como tres metralhadoras Nordenfelt, chegadas da Capital Federal no pa­quete Olinda, que ancorou no porto da Bahia em 5 de dezembro de 1896.

Assim, pois, é para acreditar — que um erro de apreciação foi a causa unica de não ter sido completa a victoria das armas legaes, nos combates feridos em janeiro. O commandante da expedição teve de enfrentar numero de jagunços, maior do que pensara existir em seu caminho. Nem isso admira, visto que eram bem raroã aquelles que não partilhavam da mesma illusão.