Página:A campanha de Canudos.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
4
A CAMPANHA DE CANUDOS


Como quer que fosso, ás instituições recentemente adoptadas imputava-se inteira a responsabilidade do prurido de deposições, que accommettera os Estados da União, bem como dos excessos e violências, que em quasi todos elles ao mesmo tempo se pra­ticavam. Mas, a verdade é que — sob a monarchia tambem se tinham testemunhado scenas de deposição e rebeldia, que empannaram-lhe o prestigio, comprometteram a paz publica e geraram — não raro — o desalento e o terror.

A consequencia, por tanto, a deduzir dahi — é que a nenhum dos dous systemas de Governo se pode com justiça attribuir os erros de que são culpados, unicamente, alguns espi­ritos irrequietos e certas consciências empedernidas, que apparecem aliás em todos os tempos e situações.

Oppor-se-hia, além disto, â razão e á justiça — estabelecer confronto entre uma época qualquer que começa a esboçar-se, através das difficuldades proprias de todas as innovações, e outra que se acha completamente desenhada, por já ter attingido a seu termo.

Em todo caso, forçoso é confessar — que a campanha de Canudos, a despeito de não revelar feição partidaria bem cara­cterizada, assignala comtudo um periodo de grandes surprezas e reaes temores para a republica. E — o que mais é — tendo sido explorada por uma politicagem perversa, serviu muitas vezes de pretexto para aggressões injustas ao Governo, e affrontas insensatas ao povo bahiano.

Antes de tudo, entretanto, é preciso reconhecer — que tão triste luta civil poderia ter irrompido durante a monarchia, visto como fôra em 1864, ainda, que principiaram a se accumular os inflammaveis, cuja explosão produziu o incêndio voraz de que foi theatro o sertão de minha terra.

Não ha negar — que, no inicio da campanha, propalou-se insistentemente — que os inimigos da republica remettiam munições e armas a Antonio Conselheiro, embarcando-as na estrada de ferro Central do Brazil, com endereço á estaçcão das Sete-Lagôas, donde seguiam para seu destino. O Governo de Minas Geraes providenciou no sentido de apurar a exactidão desse facto, e a imprensa deu noticia de que um destacamento de