Página:A campanha de Canudos.pdf/84

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
80
a campanha de canudos


Como se acaba de ver, o major Cunha Mattos insinúa — que houve um culpado no insuccesso de que elle tão pesaroso deu conta. Entretanto, por mais tratos que eu dê à imaginação, não posso descobrir a quem se deva imputar a responsabi­lidade do lamentavel facto, si é que a grave allusão visa attingir pessoa estranha ao commando da força militar.

Si empenhou-se um combate precipitadamente, quer por estar fatigado o pessoal da expedição, quer por não se ter feito em regra o reconhecimento do terreno, em que ia ella operar, se comprehende bem — que esse erro só podia ser commettido pelos directores da mesma expedição.

Estes, além do mais, deviam recordar-se do destino das ex­pedições anteriores, que fracassaram, sem duvida, por não se ter medido exactamente a estatura do adversario a quem bus­cavam derrotar.

Taes eram os elementos com que o coronel Moreira Cesar devera ter jogado para assentar o seu plano de batalha.

De modo que, não deixou de ser funesta a resolução, por elle tomada, de alterar o seu primitivo designio para investir immediatamente contra o acampamento de Antonio Conselheiro.

Do bom exito da diligencia ninguém duvidara e, portanto, o revez que ella soffreu a todos causou surpresa e luto.

Mas qual a razão principal desse lamentavel aconteci­mento?

O proprio major Cunha Mattos, num telegramma passado em data de 13 de março ao general Dyonisio de Cerqueira, então ministro do exterior, declarou que era o unico a quem o coronel Moreira Cesar ouvia as vezes; que só com muito geito conseguira por mais de uma occasião fazel-o modificar ordens inconvenientes ; que o tinh-a aconselhado a dar descanso à tropa antes de emprehender o ataque, o qual ainda assim convinha ser precedido de um bombardeio ao povoado ; que, apezar de parecer concordar com esse plano, o coronel apôs a marcha de tres kilometros approximadamente reunira os officiaes, e os convidara a dar o assalto contra Canudos, ao que elles não se oppuzeram.

O telegramma acrescenta — que o coronel, tendo disposto toda a brigada em linha de batalha, não guardara reserva para