Página:A campanha de Canudos.pdf/85

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
81
a campanha de canudos


apoio, e que o inimigo, bem resguardado, dentro de meia hora pozera metade dos assaltantes fòra de combate, e fizera a outra metade recuar para o barranco do Vasa-Barris.

O telegramma, finalmente, conclue noticiando — que o co­ronel Tamarindo, que assumira o commando depois do ferimento do coronel Moreira Cesar, ficara sem acçao, e tendo por ultimo ordenado a retirada, esta se effectuara no meio da confusão e da desordem.

E tamanhas foram ellas, que o major Cunha Mattos refere a desobediencia formal dos soldados aos seus superiores, o que o obrigou a disparar o revólver sobre os fugitivos, no intuito de fazel-os parar ; mas, ainda assim, não impediu que elles o aban­donassem no momento mais critico e fatal. Os signaes repetidos das cornetas nada podiam, no meio da indisciplina que então dominava.

Com certeza, a morte do coronel Moreira Cesar, a quem os soldados distinguiam com a maxima confiança, contribuiu bas­tante para esse resultado infeliz.

Não obstante, é preciso confessar — que houve descuidos im­perdoáveis, além desses que já deixei assignalados. E’ verdade que elles não chegaram a produzir todas as consequencias de que seriam capazes, no entanto servem para demonstrar a pouca importancia ligada por chefes militares a uma situação real­mente difficil e perigosa.

Assim é que Monte Sancto, apezar de ser uma posição digna da maior solicitude, ficou sem defesa, e — o que mais é — sem guarnição bastante para organizal-a em caso de necessi­dade.

O coronel Agostinho de Mello Souza Menezes, que esta­cionava ali, dispunha apenas de 70 praças dos diversos corpos, das quaes ao muito 20 eram aptas para o serviço, visto que as outras estavam doentes ou estropiadas.

O segundo inconveniente que se notou — foi ter a brigada deixado de tomar a estrada de Cambaio, que havia já sido ex­plorada pelo major Febronio de Brito, e seguido por outra in­teiramente desconhecida e de maior percurso. Si por acaso o fez por temer que os jagunços a esperassem por ali, cumpria-lhe