Saltar para o conteúdo

Página:A escrava Isaura (1875).djvu/128

Wikisource, a biblioteca livre

até a policia começava a olhal-os com desconfiança; mentiras, que não deixavão de ter sua plausibilidade...

— E tanta, — interrompeo o doutor, — que talvez não andem muito longe da verdade.

— Fiz-lhes ver, — continuou Alvaro, — que por infundadas e futeis, que fossem taes suspeitas, era necessario arredal-as de si, e para isso cumpria-lhes absolutamente frequentar a sociedade. Este embuste produzio o desejado effeito.

— Tanto peór para elles, — retorquio o doutor; — eis ahi um indicio bem máo, e que mais me confirma em minhas desconfianças. Fossem elles innocentes, e bem pouco se importarião com as suspeitas do publico ou da policia, e continuarião a viver como d’antes.

— Tuas suspeitas não tem o menor fundamento, meo doutor. Elles tem poucos meios, e por isso evitão a sociedade, que realmente impõe duros sacrificios ás pessoas desfavorecidas da fortuna, e elles... mas eil-os, que chegão... Vejão e convenção-se com seos proprios olhos.

Entrava nesse momento na ante-sala uma joven e formosa dama pelo braço de um homem de idade madura e de respeitavel presença.

— Boa noite, senhor Anselmo!... boa noite, D. Elvira!... felizmente eil-os aqui! — isto dizia Alvaro aos recemchegados, separando-se de seos amigos, e apressurando-se para cumprimentar